Adversário do Grêmio na quinta-feira (31), pelo quarta rodada do Gauchão, o São Luiz descarta atuar de forma retrancada, mesmo dentro da Arena. Com dois pontos na tabela, o time está na penúltima posição, à frente apenas do Brasil-Pel, e precisa pontuar para distanciar-se da zona de rebaixamento do Estadual. A equipe de Ijuí também torce por um fracasso do Veranópolis frente ao Inter, nesta quarta (30). Caso contrário, verá ampliada sua distância do clube da Serra nas próximas rodadas, o que aumentará o risco de queda para a Divisão de Acesso.
A estratégia de recuperação do São Luiz passa por um empate contra o Grêmio e uma vitória contra o Novo Hamburgo, domingo (3), no Estádio 19 de Outubro.
Apesar da campanha fraca, o técnico do São Luiz, Paulo Henrique Marques, diz não se sentir pressionado. Destaca que a derrota na estreia, contra o Inter, foi decorrência de uma falha individual e diz ter gostado do desempenho nos empates contra Caxias, em casa, e Pelotas, na Boca do Lobo.
No treinamento realizado pela manhã, o treinador confirmou sua equipe com o retorno do zagueiro Pablo, que cumpriu suspensão na rodada anterior, contra o Pelotas. O meia Mikael sofreu lesão muscular grau 1 e será desfalque. Seu substituto será Anderson Paraíba.