Depois de se acertar com o volante Rômulo, do Flamengo, o Grêmio está perto de fechar a contratação de seu segundo reforço para 2019. Trata-se do lateral-esquerdo Emmanuel Mas, 29 anos, do Boca Juniors, com quem o clube gaúcho tem negociações adiantadas.
A proposta oficial feita aos argentinos já teria sido aceita. Pelo empréstimo de um ano, com direitos fixados para compra, o Grêmio pagará cerca de US$ 400 mil (R$ 1,6 milhão). Restaria somente a troca de documentos para a efetivação do acordo.
A liberação do jogador é facilitada, sobretudo, pelo fato de que o Boca já conta com Lucas Olaza e Frank Fabra como primeiras opções para a lateral esquerda. Ao ceder Mas ao Grêmio, o clube argentino espera valorizá-lo para lucrar com uma possível venda.
É remota, contudo, a possibilidade de que Mas já se apresente junto ao grupo em 3 de janeiro, quando se iniciará a pré-temporada gremista. Como integrou a delegação do Boca que disputou a final da Libertadores contra o River Plate, em Madri, em 9 de dezembro, o jogador ainda está em férias.
A partir do desfecho das tratativas, o atleta ainda teria de lidar com questões burocráticas, como o pedido de visto de trabalho no Brasil e também sua mudança de Buenos Aires, o que dificilmente se resolverá até a próxima quinta-feira.