O Grêmio vacilou e não fez prevalecer seu favoritismo contra o Vasco, nesta segunda-feira (10), pelas quartas de final da Copa Ipiranga Sub-20. Na frente do placar até os 40 minutos do segundo tempo, o time de César Lopes cedeu o empate e caiu para a equipe carioca nos pênaltis. No tempo regulamentar, a partida encerrou empatada em 2 a 2. Agora, o Vasco aguarda o vencedor do duelo entre São Paulo e Corinthians, nesta terça-feira (11), às 19h15min, em Porto Alegre.
Apesar de o início de jogo ter sido marcado por chances mais claras apresentadas pelo Vasco, foi o Grêmio que conseguiu fazer valer a máxima: quem não faz, leva. O Tricolor, que só havia apresentado perigo aos nove minutos, em cobrança de falta de Tetê, abriu o placar aos 26. Em lance individual, Jhonatan Varela marcou um golaço. O capitão recebeu a bola na entrada da grande área, dominou e chutou colocado, forte. Sem chance de defesa para o goleiro Alex: 1 a 0.
A resposta carioca chegou em menos de 10 minutos: aos 35, Caio Lopes apareceu sozinho na grande área, sem marcação, para cabecear e empatar a partida. No entanto, apesar de o Vasco ainda dominar o confronto e ter maior posse de bola, foi o Tricolor quem ampliou. Novamente em uma jogada individual, aos 41, Léo Chu recebeu bom passe de Pet, avançou pela esquerda e chutou forte. A bola bateu na trave e entrou. Outro gol indefensável para o goleiro vascaíno: 2 a 1.
O Grêmio voltou à etapa complementar com outra postura. Mais ofensivo, Tetê comandou as ações tricolores. Desfilou estilo com dribles individuais, mas nada fez. Quando tudo se desenhava para uma classificação tricolor, o Vasco, tímido no segundo tempo, conseguiu buscar o empate aos 40 minutos. Em linda jogada, João Laranjeira arriscou e chutou forte de fora da área para marcar no canto de Gabriel Chapecó: 2 a 2.
O Grêmio tentou, abafou, mas o placar seguiu inalterado até o apito final de Anderson Daronco. Nas penalidades máximas, o Tricolor foi pouco efetivo. Errou três cobranças, entre elas a de Tetê, e deixou o campo sem vaga à etapa seguinte.
Com a vitória, o Vasco é o segundo time garantido nas semifinais da Copa Ipiranga Sub-20. Do outro lado da chave, o Palmeiras atropelou o Botafogo por 5 a 1 e também avançou na competição. O próximo adversário da equipe carioca sairá do confronto entre São Paulo e Corinthians, nesta terça-feira (11), às 19h15min, no Sesc, em Porto Alegre.