Ao mesmo tempo em que se esforça para vencer os seis jogos restantes do Brasileirão e, com isso, garantir-se na fase de grupos da próxima Libertadores, o Grêmio faz um balanço dos erros cometidos na atual temporada. Capitão do time, Maicon admitiu nesta sexta-feira (9), em entrevista coletiva, que a mudança de postura no segundo jogo contra o River Plate-ARG, pelas semifinais, pode ter sido um erro.
— Quando você entra numa decisão e não ganha, é porque alguma coisa cometeu de errado no jogo — avaliou o volante, para quem o erro foi maior na segunda partida, na Arena. — Talvez nesses dois jogos, por termos mudado nosso estilo de jogo, e defender mais, até porque estávamos sem nossos jogadores de velocidade, mudamos um pouco nosso estilo e não tivemos êxito no segundo.
Maicon, contudo, não individualiza. Vê o erro de estratégia como algo coletivo e diz que, por isso, a responsabilidade precisa ser dividida por todo o grupo. Destaca que o técnico Renato sempre ressalta que qualquer erro ou desatenção poderá resultar em uma derrota.
— Talvez tenha sido uma falha de todos nós que entramos para jogar. Até porque quando ganha, todos ganham e quando perde, todos perdem — afirma.
Resta como consolo, conforme Maicon, que o ocorrido na derrota por 2 a 1 para o River, dia 30 de outubro, na Arena, sirva de lição para outras partidas:
— Que a gente pegue esses jogos e analise para ver que não podemos fugir da maneira que a gente joga.
Preservado na partida contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, Maicon voltará a atuar neste domingo (11), contra o Vasco, na Arena. O Grêmio se encaminha com Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Paulo Miranda e Cortez; Michel e Maicon; Alisson, Jean Pyerre e Everto; Jael.
Assista a trechos da entrevista: