Foi contra o Sport, adversário deste sábado (27), na Arena, que o volante Arthur, hoje idolatrado pelos torcedores do Barcelona, disputou sua última partida pelo Grêmio. Foi na noite de 13 de junho, na Ilha do Retiro, em Recife, em partida válida pela 12ª rodada do Brasileirão. A partida finalizou encerrada sem gols.
Naquele jogo, Arthur formou com Cícero a dupla de volantes do Grêmio. Na cotação de Zero Hora, levou nota 7. "Esbanjou categoria em seus passes. Aos poucos, retoma sua melhor forma", diz o texto, que fazia alusão ao longo período em que o jogador havia ficado fora do time por lesão.
Durante a parada do Brasileirão, forçada pela Copa do Mundo, Grêmio e Barcelona avançaram nas negociações, que culminaram na apresentação do volante no Camp Nou dia 12 de julho.
Neste domingo (28), às 12h15min (horário de Brasília), o ex-jogador do Grêmio viverá seu primeiro Superclássico contra o Real Madrid. Durante a semana, ele encantou os torcedores do Barcelona com brilhante atuação na vitória por 1 a 0 contra a Inter de Milão, pela Liga dos Campeões.
Em 70 jogos como profissional do Grêmio, Arthur marcou seis gols.