Para enfrentar o River Plate na próxima terça-feira (28), o Grêmio não poderá contar com Kannemann. O argentino levou o terceiro cartão amarelo na partida de ida, no Monumental de Nuñez, e está suspenso. Depois da derrota para o Sport em casa, Renato Portaluppi não quis confirmar o substituto do argentino. A tendência é de que Bressan seja titular ao lado de Pedro Geromel.
O histórico conta a favor de Bressan. O jogador foi o escolhido para atuar na final da Taça Libertadores da América do ano passado - justamente substituindo o camisa quatro - e teve uma boa atuação. Além disso, conta com mais ritmo na temporada que o concorrente direto Paulo Miranda: 28 jogos contra 19.
Miranda substituiu Kannemann em apenas uma oportunidade no ano: na goleada contra o Atlético Tucuman, entrando no segundo tempo, quando Bressan não estava nem no banco por opção do treinador. Afinal, apenas sete atletas podem ficar entre os suplentes.
A titularidade na última rodada do Brasileirão também não é um fator determinante para que o defensor contratado junto ao Juventude não atue contra o River. Afinal, há uma semana, Michel esteve em campo durante os noventa minutos no empate contra o América-MG e esteve mais uma vez escalado na Libertadores, sem problemas de ritmo ou cansaço físico.
Por último, o posicionamento. Quando foi utilizado jogando no time titular, no Gauchão e Campeonato Brasileiro, Paulo Miranda sempre esteve no lado direito da defesa, que é o de Pedro Geromel. Em dez oportunidades, Bressan foi o seu parceiro (sempre na esquerda). Marcelo Oliveira (improvisado) e o garoto Mendonça estiveram por ali em outras duas oportunidades. Na partida restante, Kannemann foi o parceiro dele. Ou seja, com a vaga aberta no lado esquerdo, o favorito é mais uma vez quem já costuma atuar por ali.
Neste domingo (28), o técnico Renato Portaluppi ministra o penúltimo treinamento antes da partida decisiva da semifinal. Como o trabalho será fechado para torcida e imprensa, a expectativa é para saber se será possível dirimir as demais dúvidas na equipe, como Everton e Luan, no treinamento desta segunda-feira (29). Na coletiva de ontem, o treinador não confirmou o time.