A necessidade de vitória no tempo normal ou a possibilidade de encarar uma decisão por pênaltis foram a base do trabalho do Grêmio na véspera do jogo decisivo contra o Flamengo pelas quartas de final da Copa do Brasil.
O treino da manhã desta terça-feira (14) no CT Luiz Carvalho teve seus momentos mais importantes fechados à imprensa, quando Renato Portaluppi projetou o time titular e orientou os jogadores de acordo com o que foi visto na primeira partida entre os dois clubes há duas semanas. A ideia tricolor é não perder o controle da posse de bola, algo que aconteceu no segundo tempo do jogo da Arena.
A escalação não foi definida. Na parte final do treino, aberta aos jornalistas, houve um trabalho recreativo, inclusive com a participação de Renato, mas sem os laterais Cortez e Marcelo Oliveira e o goleiro Marcelo Grohe. Todos estariam sendo preservados desta etapa do trabalho, segundo a assessoria de imprensa. Cortez deve ser titular e finalizou atividade dando voltas ao redor do gramado.
O maior mistério está no meio-campo. Jailson e Cícero disputam quem será o companheiro de Maicon. O primeiro atuou muito bem contra o Vitória pelo Brasileirão e permite ao capitão gremista uma maior liberdade para a movimentação ofensiva, algo que foi reconhecido pelo próprio Maicon. Cícero colabora com a maior experiência e bom desempenho na bola aérea, gozando de grande confiança do treinador. O mistério será mantido até a hora da partida no Maracanã.
No ataque, a tendência é a manutenção de André e o time mais provável do Grêmio deve ter: Marcelo Grohe; Leonardo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon e Jailson (Cícero); Ramiro, Luan e Everton; André.
Ao final do treino, alguns jogadores rapidamente exercitaram cobranças na marca do pênalti, algo que havia sido trabalhado com mais intensidade na segunda-feira (13), quando foi pedida a saída dos repórteres. O motivo da atividade rápida foi a proximidade do horário para o almoço e a viagem para o Rio de Janeiro. A delegação do Grêmio não retornará a Porto Alegre. Fica no Rio até sexta-feira (17) e segue para São Paulo onde enfrenta o Corinthians, no sábado (18), pelo Brasileirão.