Depois de Matheus Henrique e Pepê, Renato vai fazer outro garimpo nas categorias de base. No domingo, depois de uma atuação de luxo do volante e do gol do atacante velocista, o técnico avisou que buscará no CT de Eldorado do Sul mais "três ou quatro que darão muita alegria ao torcedor". A ideia é subi-los para fazer o processo final de lapidação e proceder pequenas correções.
Recorri ao colega aqui da editoria de Esportes de GaúchaZH Marco Souza, setorista do Grêmio e especialista em futebol de base. Um nome parece certo para subir. Trata-se de Victor Bobsin, volante de 18 anos cujo contrato foi renovado em maio até 2021. Bobsin é figura nas seleções de base e já conta mais de uma dezena de convocações.
Outro candidato ao listão de Renato é o centroavante Luís Henrique, 20 anos, contratado por empréstimo em março. Depois de surgir como um furacão no Botafogo, aos 17 anos, rodou por Atlético-PR, Feirense-POR e Nacional-SP sem brilhar. No time de transição tem feito gols. No sábado, pela Copa Wianey Carlet, marcou dois no 4 a 1 no Real Sport. Contra a Chapecoense, foi relacionado e ficou no banco.
Completa a lista de forte candidatos a subir o jovem Tetê, 18 anos, atacante de drible fácil e velocidade. Por enquanto, ele tem oscilado entre o time sub-20 e a reserva da transição. No sábado, por exemplo, entrou no segundo tempo. O Grêmio aposta nele e ampliou seu vínculo até 2021, com multa de R$ 500 milhões.
Na retomada do Brasileirão, Renato já havia subido o meio-campista Jean Pyerre e o volante Matheus Henrique. Os zagueiros Derlan e Denílson já figuram como reservas no time alternativo usado no Brasileirão .