O zagueiro Frickson Erazo rescindiu o seu vínculo com o Atlético-MG e acertou o seu retorno ao Barcelona-EQU. Aos 30 anos, o equatoriano estava na sua quinta temporada no futebol brasileiro. Antes de defender o Galo, o jogador já havia passado pelo Flamengo (2014) e Grêmio (2015). No começo desta temporada ele foi emprestado para o Vasco da Gama, onde atuou em 22 partidas e marcou dois gols. Mesmo assim, sem ter conquistado o prestígio com a diretoria e torcedores cariocas, foi liberado pelo clube para resolver o seu futuro junto ao Atlético-MG, aquipe na qual obtinha contrato com o zagueiro até o fim de 2019.
Com proposta para retornar ao Equador, o jogador entrou em um acordo com a diretoria do clube mineiro, que rescindiu o vínculo contratual do defensor. O zagueiro, inclusive, já foi anunciado pelo Barcelona de Guayaquil, clube que o revelou para o futebol.
O anúncio foi feito no twitter oficial do clube equatoriano:
Erazo atuou por uma temporada no Grêmio. Foram 42 partidas e dois gols marcador com a camisa tricolor. Após o término de seu empréstimo, o clube gaúcho até tentou uma renovação, que acabou sendo barrada pelos altos valores pedidos pelo empresário do atleta. Na época, o valor para contratar o atleta em definitivo girava em torno dos 2,4 milhões de dólares e a extensão do empréstimo custaria aos cofres do tricolor cerca de 1 milhão de reais.