Terminada a fase de preparação para a volta às competições oficiais, Renato Portaluppi ainda esboça o melhor Grêmio. Do empate em 1 a 1 contra o São José, quarta-feira, em
jogo-treino no CT Luiz Carvalho, restou a certeza de que Marinho pode ser uma boa alternativa para o lado direito caso Ramiro vire o substituto de Arthur.
O ex-atacante do Changchun Yatai, da China, foi um dos responsáveis diretos pela postura mais agressiva que o time imprimiu no segundo tempo, depois de sofrer o gol de Márcio Jonatan, a nove minutos do segundo tempo.
Marinho, que havia começado pelo lado esquerdo, no lugar de Everton, preservado, passou para a direita na fase final, já com Thonny Anderson em campo. Teve chance de fazer um gol em cobrança de falta, defendida por Fábio, e, aos 33 minutos, quando o jogo já se encaminhava para o final, deu uma "cavadinha" na direção da área, aproveitada por Thonny Anderson para acionar Luan, que empatou.
A questão dos volantes é a que mais preocupa. E não apenas pela saída de Arthur. Maicon, com lesão muscular na panturrilha direita, não participou de nenhum dos testes e, por isso, tem remotas chances de enfrentar o Atlético-MG, dia 18, na Arena. Contra o São José, Jailson e Cícero foram burocráticos, como quase todo o time.
É pouco provável que Renato recue Ramiro contra o time mineiro. Com os perigosos Róger Guedes, goleador do Brasileirão, com nove gols e Ricardo Oliveira, que já fez seis, o Atlético exigirá cuidados defensivos. O mais provável é Renato repetir o que fez no amistoso contra o Corinthians e exigir de Ramiro maior auxílio a Jailson e Cícero.
— Vamos enfrentar um grande time, que briga no pelotão da frente como nós. Tentaremos fazer o melhor possível. Sabemos que não estamos ainda na melhor forma física. Ela virá dia a dia, de acordo com o plano de treinamento — analisou o zagueiro Kannemann.
Nas demais posições, Renato não tem dúvidas. Também poupado ontem, Jael sequer teve nova chance de mostrar que pode ser uma ameaça a André. Geromel, que reapresenta-se amanhã, depois da folga da Copa do Mundo, voltará à zaga, no lugar de Paulo Miranda.
No jogo-treino, o Grêmio atuou com Marcelo Grohe (Paulo Victor), Léo Moura (Leonardo), Paulo Miranda (Bressan), Kannemann e Bruno Cortez (Marcelo Oliveira ); Jailson (Thaciano) e Cícero (Douglas); Ramiro (Thonny Anderson), Luan e Marinho; André. O São José teve Fábio; Márcio Lima (Igor), Rafael Goiano (Rambo), Bruno Jesus (Fred) e Xaro (Cristiano); Fabiano (Ben Hur), Karl (Alexandre) e Felipe Guedes (Silas); Matheusinho (Canhoto), Kelvin (Janderson) e Márcio Jonatan (Wandinho).
O técnico Rafael Jaques valorizou o fato de ter o Grêmio como teste para enfrentar o Ferroviário-CE, em dois jogos pelas semifinais da série D. Pelo desempenho, vê sua equipe, que já garantiu vaga na série C em 2019, chegar à decisão.
— Nós temos condições. Nosso adversário vai querer buscar a final, mas queremos também. Não vou permitir que minha equipe relaxe — disse.