O Grêmio enfrenta o Sport nesta quarta-feira, às 19h30min, para encerrar a primeira perna do Brasileirão antes da parada para a Copa do Mundo.
Repleto de desfalques, o técnico Renato Portaluppi terá o reforço de Ramiro para manter a campanha de um dos melhores visitantes da competição, com 67% de aproveitamento nos cinco jogos disputados fora da Arena.
1) Volta de Ramiro
O meia, que é uma das principais peças do time de Renato, treinou nesta terça-feira sem limitações e volta ao time titular. A dobradinha com Léo Moura é uma das forças do esquema do Grêmio e ajuda a minimizar as ausências de Everton e Luan.
Como Ramiro estará de volta, restam duas vagas no time para quatro candidatos: Thonny Anderson, Lima, Thaciano e Pepê brigam pela oportunidade de iniciar o jogo contra o Sport.
2) Dupla de zaga
O Grêmio terá uma nova parceria na defesa contra o Sport. Neste ano, Paulo Miranda e Bressan jogaram juntos seis vezes: três vitórias, um empate e duas derrotas. A equipe sofreu cinco gols nestas partidas. Para o histórico zagueiro Ancheta, os dois não sofrerão com a falta de entrosamento na Ilha do Retiro.
— Eles já se conhecem dos treinos, já passaram por muitos clubes. Cada um tem seu jeito de jogar, ambos tem virtudes e defeitos. Acredito que esta dupla pode fazer um bom jogo. Bressan está muito bem, com confiança. E o Paulo Miranda é muito experiente. Eles podem fazer um bom papel — avaliou.
3) Arthur e Cícero
Sem contar com Maicon, lesionado, e Jailson, de saída para o Santos, Renato aposta na dupla formada por Arthur e Cícero contra o Sport. Luís Carlos Goiano, ídolo do Grêmio e com passagem pelo clube pernambucano, valoriza os titulares para a partida de hoje. Mas diz que eles precisam ajudar mais na defesa.
– Cícero e Arthur não têm a característica de guardar mais posição. Os dois são jogadores de qualidade, mas não são marcadores. O Grêmio ganha com a bola em sua posse, mas talvez sofra um pouco pela características dos volantes. Mas se o time funcionar bem, de forma solidária, dará certo – alertou.
4) Melhor visitante
Na Ilha do Retiro, o Grêmio defenderá o retrospecto de melhor visitante do campeonato junto ao Flamengo. Com 67% de aproveitamento fora de casa, ganhou três vezes, empatou um jogo e perdeu só uma vez longe da Arena. O Sport, no entanto, é o segundo melhor mandante do Brasileirão. Nelsinho Baptista, que comandou o time pernambucano até abril, fala sobre o ambiente que o time de Renato encontrará.
— O Sport se sai bem na Ilha do Retiro. O torcedor incentiva, mas também cobra. O gramado tem boa qualidade, embora tenha algumas falhas. Mas possibilita uma boa partida — observou.
5) André na Ilha
Sem conseguir repetir as boas atuações da época do Sport no ano passado, quando marcou 16 gols no Brasileirão, André terá uma nova oportunidade, antes da parada para a Copa, de agradar ao técnico Renato. No reencontro com a Ilha do Retiro, o jogador pode encerrar uma seca que já ultrapassa um mês. Para Nelsinho Batista, ex-técnico do centroavante no clube pernambucano, o jogador vai ser útil ao Grêmio.
— O André é um dos poucos centroavantes experientes do Brasil, tem grande qualidade de definição. Todos os artilheiros passam por jogos abaixo do esperado na competição. Ele tem que manter o que está fazendo. Não está ajudando com gols, mas tem importante papel tático para a equipe — comentou.