O Grêmio que se reapresenta em dois turnos nesta segunda-feira, às 10h e às 14h, espera muito do segundo semestre. Depois da partida contra o Sport, em Recife, a última antes da parada para a Copa do Mundo, o técnico Renato Portaluppi havia feito um balanço positivo da primeira parte do ano. A torcida, contudo, sonha alto e exige ao menos mais uma taça até o final do ano, que pode vir no Brasileirão, na Copa do Brasil ou na Libertadores.
O período sem jogos serviu para esvaziar o departamento médico. A partir desta segunda, Renato terá todo o grupo à disposição para iniciar a preparação para a volta do Brasileirão, 18 de julho, na Arena, contra o Atlético-MG.
— O DM está zerado — comemora o médico Paulo Rabaldo.
Isso vale até para o volante Michel, recuperado de lesão na coxa direita. Como Arthur deve ir ainda em julho para o Barcelona e Jailson está de saída para o Santos, ele entra na lista de cotados para atuar ao lado de Maicon. Seu adversário, neste momento, é Cícero. Kannemann e Luan, poupados na última rodada antes da parada da Copa, também voltam normalmente aos trabalhos.
Com chegadas e partidas, o mercado promete ser aquecido pelos lados da Arena. Confira como ficará o Grêmio a partir desta semana.
Arthur
A partir de julho, livre das amarras do fair play financeiro, o Barcelona exercerá o direito de compra de Arthur e levará o volante ainda na janela europeia de verão. O mais provável é que o clube gaúcho cobre à vista os 26 milhões de euros (R$ 113,6 milhões) a que ainda tem direito.
Pelo contrato original, 16 milhões de euros entrariam em julho e 10 milhões em dezembro. Como o negócio ainda não foi concluído, Arthur marcará presença hoje no CT Luiz Carvalho.
Marinho
No Grêmio, o atacante Marinho irá se reencontrar com seu descobridor. Em 2008, então com 18 anos, ele foi lançado no Fluminense por Renato Portaluppi. Sete partidas válidas pelo campeonato carioca e pelo Brasileirão promoveram uma imediata identificação entre o jogador e a torcida, que passou a tratá-lo como um jovem ídolo.
Tanto que houve protestos na sede do clube, em Laranjeiras, quando de sua vinda para o Inter, no começo do ano seguinte.
O Grêmio ainda não oficializou sua contratação. Segundo o diretor de futebol Alberto Guerra, o Changchun Yatai ainda não havia remetido os documentos que garantem o fechamento do negócio. Marinho, cujo contrato com o Grêmio terá duração de três anos e meio, deverá chegar até quinta-feira.
Douglas
Sem atuar desde 5 de fevereiro de 2017, por ter passado por duas cirurgias no joelho esquerdo, o meia Douglas é um dos jogadores que mais gera curiosidade nesta reapresentação.
Ele participou de um coletivo com a equipe de aspirantes na semana passada e também reforçará o grupo de Renato no segundo semestre, com chances de ser inscrito para as próximas fases da Libertadores. Sua volta a campo será nesta terça (26), em Novo Hamburgo, contra a Chapecoense, pelo Brasileirão de Aspirantes.
Jailson
A instabilidade política vivida pelo Santos provocou um atraso na negociação com o volante Jailson. A briga entre o presidente, José Carlos Peres, e o vice, Orlando Rollo, interfere nas tratativas. Por enquanto, o Grêmio não recebeu as garantias bancárias relativas aos R$ 12 milhões, valor cobrado para liberar o jogador.
Representante de Jailson, o advogado Rodrigo Severo informa que já houve um acerto quanto ao salário a ser pago e a duração do contrato, que se estenderia até o final de 2022. A expectativa é de que o acordo com o Grêmio possa ocorrer ainda nesta semana.
Calendário pesado
Agosto será um mês crítico no calendário. Serão, ao todo, nove partidas, incluídos os dois jogos contra o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e outros dois frente ao Estudiantes-ARG, pelas oitavas da Libertadores.
Serve como atenuante que serão cinco jogos na Arena. E as viagens serão curtas, para Buenos Aires, São Paulo, Rio e Curitiba.
Quem se apresenta
Goleiros: Marcelo Grohe, Paulo Victor, Bruno Grassi e Leo
Laterais:Léo Moura, Madson, Leonardo Gomes, Bruno Cortez, Marcelo Oliveira
Zagueiros: Kannemann, Bressan, Paulo Miranda
Volantes: Maicon, Arthur, Ramiro, Jailson, Michel, Cícero, Matheus Henrique, Kaio
Meias: Luan, Douglas, Thaciano, Thonny Anderson
Atacantes: Alisson, André, Everton, Lima, Jael, Hernane, Pepê, Vico, Lucas Poletto
*Geromel só volta depois da Copa do Mundo e Maicosuel não terá o empréstimo prorrogado