André Cury, que conduz as negociações do Barcelona no Brasil, está em Porto Alegre para tratar do interesse do clube espanhol na antecipação da compra de Arthur. Durante a tarde da última quarta-feira, na Arena, ocorreu uma reunião entre Cury e a direção do Grêmio para discutir o assunto.
Em fevereiro, o Barcelona acertou a compra de Arthur, com a acordo da ida do jogador para a Espanha em janeiro de 2019, por 30 milhões de euros, mais o pagamento adicional de nove milhões por cláusulas de produtividade ligadas ao desempenho do jogador.
Para se enquadrar nos parâmetros do Fair Play financeiro imposto pela Fifa, a negociação foi construída como a cessão do direito de compra futuro: os catalães adiantaram cinco milhões de euros na época e garantiram a opção de exercer a cláusula de compra até o dia 15 de julho.
Mas como Iniesta decidiu deixar o Barcelona, o clube espanhol resolveu tentar a antecipação da transferência de Arthur. Por isso, André Cury está em Porto Alegre para negociar.
Um dos tópicos na lista de "exigências" do Grêmio é de que todo o valor pela transferência seja pago à vista, o modelo atual de negócio previa o pagamento em mais duas parcelas: uma em julho e o restante apenas em janeiro.