Grande surpresa do Campeonato Brasileiro até o momento, o Sport Recife recebe o Grêmio, nesta quarta-feira (13), na Ilha do Retiro, na última partida antes da parada da competição para a disputa da Copa do Mundo em clima de festa.
O clima festivo não se deve a boa campanha, que deixa o time pernambucano atualmente em sétimo lugar, com 18 pontos ganhos, um a menos que a equipe gaúcha, nem tampouco pelo clima de São João, que oficialmente começa nesta terça-feira (12).
A alegria dos torcedores do Sport se deve aos 10 anos de comemoração do título da Copa do Brasil de 2008, vencida em uma decisão contra o Corinthians. Este foi o segundo título nacional do rubro-negro, que já havia sido campeão brasileiro em 1987, ano de disputa da polêmica Copa União.
Em Recife, o Sport prepara várias atividades para relembrar a conquista do time dirigido à época por Nelsinho Baptista, que voltou ao clube este ano, mas que pediu demissão em abril e foi substituído por Claudinei Oliveira. Do grupo campeão, ainda restam o goleiro Magrão, 41 anos, e o zagueiro Durval, 37.
Magrão é apontado como o maior ídolo do clube. Desde sua estreia em maio de 2005, ele atuou pelo Sport em 708 partidas e defendeu 32 cobranças de pênalti, além de conquistar sete títulos estaduais, uma Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.
Porém, todo este clima festivo e até emotivo não poderá contar com a presença do camisa 1 da equipe pernambucana. No último sábado, na derrota para o Vasco da Gama, por 3 a 2, no Rio de Janeiro, ele cometeu um pênalti e recebeu o terceiro cartão amarelo, o que irá forçá-lo a cumprir suspensão automática contra o Grêmio.
O reserva imediato de Magrão é Maílson, 21 anos e 1.97m de altura, cria das categorias de base do Sport e que este ano esteve em ação em três jogos do Brasileiro, quando Magrão se recuperava de uma artroscopia no joelho direito. Nestas partidas, contra Botafogo (1 x 1 ), Paraná Clube (2 x 1) e Bahia (2 x 0), seu desempenho agradou ao técnico Claudinei Oliveira, que demonstra total confiança nele.
— Mailson passa bastante segurança pela juventude. Eu posso falar porque fui goleiro. Claro que uma hora o goleiro vai falhar, mas ele passa tranquilidade - disse o treinador quando precisou utilizá-lo.
Quem também demonstra confiança em Maílson é o próprio Magrão, que participou nesta segunda-feira (11) de um evento comemorativo aos 10 anos do título da Copa do Brasil.
— Tenho certeza de que diante do Grêmio ele vai fazer um grande jogo e a equipe toda também. Vivemos um momento muito bom e na próxima quarta o Sport Vai ser forte - disse o capitão da equipe pernambucana.
Sport e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30min, no estádio da Ilha do Retiro. A partida é válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.