Na base da superação, o Grêmio obteve uma importante vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Ceará neste domingo. Com gol de Thonny Anderson, o time de Renato Portaluppi pulou para o quinto lugar na tabela do Brasileirão e ficou a dois pontos do líder Flamengo.
Após cruzar o país em meio à Greve dos Caminhoneiros, o Grêmio buscava os três pontos no Castelão para não se distanciar dos ponteiros na tabela do Brasileirão. Por isso, Renato fez questão de iniciar o jogo com Everton, que retornava ao time após 15 dias afastado do time por lesão muscular. Cearense de Maracanaú, o meia-atacante revelado pelo Fortaleza estava jogando em casa.
O início gremista foi animador. Afinal, o Ceará não se retraiu em seu campo defensivo e se dispôs a avançar ao ataque. Naturalmente, deixava espaços para que o Grêmio pudesse aproveitar. Espaço também era o que queria Everton.
Aos quatro minutos, o Cebolinha foi lançado por Cícero na área, driblou o marcador ao dominar a bola e, quase sem ângulo, acertou a trave do Ceará. O meia-atacante também teve boa chance aos oito: ingressou na área na base da superação e chegou a ficar cara a cara com o goleiro Everson, mas foi interceptado antes do arremate.
Com a estreia do técnico Jorginho, os jogadores do Ceará tentavam mostrar serviço ao novo chefe. A figura mais perigosa do ataque do time cearense era Felipe Azevedo, que tentou, aos 14 minutos, ingressar com a bola na área, mas foi travado por Bressan na hora da conclusão.
O Grêmio tinha mais volume de jogo, mas faltava objetividade, já que André pouco se aproximava dos meias para receber a bola. Até por isso, as ações ofensivas se resumiam aos chutes de Everton. O melhor deles, aos 43, foi da intermediária e passou perto do ângulo do gol adversário.
Sem mudanças no segundo tempo, o Grêmio voltou do vestiário com mais volúpia. No primeiro minuto, Everton ingressou na área e, após carrinho do zagueiro Luiz Otávio, caiu na área. Inicialmente, o árbitro Wagner Reway marcou pênalti. Mas, alertado pelo assistente, voltou atrás na decisão. Afinal, o jogador do Ceará mal encostou em Everton, que ainda ganhou amarelo por simulação.
No lance seguinte, contudo, o Grêmio não teve marcado um pênalti legítimo. Everton, mais uma vez, investiu sobre a defesa do Ceará e foi derrubado pelo lateral-direito Samuel Xavier na linha da grande área. No entanto, a arbitragem apenas marcou falta, equivocadamente.
Para tentar renovar o fôlego do Grêmio, Renato promoveu duas trocas: Léo Moura por Lima e André, de atuação apagada, por Thaciano. As mexidas deram mais presença ofensiva ao time, que passou a criar boas chances.
Aos 24, Thaciano recebeu de Ramiro na área e concluiu para boa defesa de Everson. O meia também levou perigo aos 26, em chute forte da intermediária espalmado pelo goleiro. Outra boa chance do Grêmio foi criada aos 31: Jailson tocou na área para Everton concluir com força, exigindo grande defesa de Everson.
Para buscar o gol da vitória, Renato decidiu colocar Thonny Anderson na vaga de Maicon. A aposta deu certo: aos 35 minutos, Everton disparou pela ponta direita e cruzou na cabeça do meia-atacante de 20 anos, que mandou para o fundo do gol do Ceará e definiu a vitória do Grêmio no Castelão.
BRASILEIRÃO - 7ª RODADA - 27/5/2018
CEARÁ (0): Everson; Samuel Xavier (A), Rafael Pereira (Valdo, int.), Luiz Otávio, Romário; Juninho, Richardson (A), Ricardinho; (Douglas Coutinho, 23'/2ºT), Wescley (A), Felipe Azevedo (Hyuri, int.), Élton (A)
Técnico: Jorginho
GRÊMIO (1): Marcelo Grohe;Léo Moura (Lima, 12'/2ºT), Bressan, Kannemann, Cortez; Jailson, Maicon; (T. Anderson, 34'/2ºT), Ramiro (A), Cícero, Everton; (A), André (Thaciano, 19'/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Thonny Anderson (A), aos 35 minutos do segundo tempo.
Arbitragem: Wagner Reway (MT), Alessandro Alvaro Rocha de Matos (MT) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS).
Público: 14.995 (14.012 pagantes).
Renda: R$ 128.138,00
Local: Arena Castelão, em Fortaleza.
PRÓXIMO JOGO - BRASILEIRÃO
QUARTA-FEIRA, 30/5, 21H45MIN
GRÊMIO X FLUMINENSE