Em uma das entrevistas que concedeu nesta semana, Renato Portaluppi mostrou respeito pelo adversário, o bom time do Brasil-Pel, equipe de melhor campanha no Gauchão deste ano, que disputa o primeiro jogo da final do campeonato na tarde deste domingo (1º), contra o Grêmio, na Arena. Ele mostrou respeito, e acertou ao afirmar que qualquer vantagem é fundamental na partida desta tarde.
É claro que o ideal seria mais uma goleada no primeiro jogo, a exemplo das fases anteriores do Gauchão, quando chegamos na segunda partida praticamente classificados. Mas acredito que isso será bem difícil, tendo em vista a qualidade do time pelotense, e o fato de que os jogadores do Brasil, sob o bom comando de Clemer, assistiram aos jogos anteriores, e vem com o objetivo de levar um bom resultado para Pelotas, o que significaria até uma derrota por um gol de diferença, por exemplo.
Evidentemente, não podemos negar a ampla superioridade do Grêmio, não só sobre o Brasil, mas sobre os demais times do campeonato. Nossos títulos mais recentes, o fato de sermos os atuais campeões da América e a própria campanha no Gauchão comprovam isso.
Nosso desempenho com o time de transição vinha sendo péssimo, como bem lembramos. Pois, foi só Renato levar a campo os titulares e as coisas mudaram. Quando Arthur voltou com tudo, a partir dos Gre-Nais, principalmente, dava para notar que o time de 2017 voltava, aos poucos.
Continuo acreditando que o Grêmio é o grande favorito ao título gaúcho, e acredito que ele se decide hoje. A não ser em caso de uma improvável vitória do Brasil na Arena, acho que o Grêmio leva a vantagem para Pelotas e a consolida lá. Porém, não será fácil. Bom jogo a todos!