O segundo cartão amarelo – seguido da expulsão de Éder Sciola – apresentado por Anderson Daronco na vitória do Grêmio sobre o Brasil-Pel neste domingo não é unanimidade entre os comentaristas de arbitragem. Se o Diori Vasconcelos, da Rádio Gaúcha, disse que o árbitro agiu corretamente, Márcio Chagas, da RBS TV, entendeu que houve exagero e falta de bom senso de Daronco no lance:
– No meu entendimento, não teve bom senso. Já que é uma final, poderia ter conversado com o jogador e dito "encerrou para ti". É uma questão interpretativa. Não foi um jogo desleal, poderia ter conduzido de outra maneira. Mas colocar tudo na conta do Daronco é demasiado. A falta aconteceu, houve contato. Não precisaria do segundo amarelo. Houve exagero de Daronco – disse Chagas, na Rádio Gaúcha.
O comentarista da RBS TV disse ainda que, se estivesse em campo, tomaria outra decisão, diferente da de Daronco na goleada por 4 a 0:
– Eu, se estivesse dentro do campo, tomaria outra decisão. Tentaria conduzir para que o jogo continuasse 11 contra 11. Mas Daronco já tinha avisado que não ia permitir esse rodízio em cima do Luan. Jogadores já sabiam que seriam punidos se continuassem fazendo falta. Poderia ter conduzido de uma outra forma, mas não foi nada absurdo.