O técnico Renato Portaluppi chegou a dizer que "é tarado por títulos", que "o grupo iria dar desfalque na tesouraria de tanto prêmio por conquista". E esse parece ser o tom do discurso gremista, antes da estreia no Campeonato Brasileiro diante do Cruzeiro, neste sábado, às 16h, no Estádio Mineirão.
Apontado como um dos grandes favoritos ao título brasileiro desta temporada, o Grêmio voltará a ter o desafio de encarar três competições paralelas: Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Mas, diferentemente de outros anos, a conquista do principal campeonato do país parece estar no horizonte gremista. O próprio técnico Renato declarou que "é um sonho ganhar o Brasileiro", após ser questionado se mais uma vez acabaria elegendo uma competição como prioritária, como ocorreu em 2016 e 2017, quando venceu as Copas do Brasil e Libertadores, respectivamente.
Para Renato, o Grêmio vai encarar todos os torneios da mesma forma, mesmo possa preservar jogadores em algum momento.
— Muita gente já começa a falar que o Grêmio vai deixar o Brasileirão de lado. Eu sei que esse tipo de comentário vai vir durante basicamente todo o período do campeonato. Então vou falar que o Grêmio não vai deixar o Brasileiro de lado, como nunca deixou. Não vai deixar a Copa do Brasil de lado, como nunca deixou. E não vai deixar a Libertadores de lado, como nunca deixou. Temos três grandes competições pela frente, vamos encarar as três da mesma forma. Vai direcionar uma competição ou outra lá na frente? Bom, isso vai depender do que estiver acontecendo. Poupar jogadores em determinada competição não quer dizer que o Grêmio está deixando de lado essa competição. Mas todos sabem que ganhar as três é praticamente impossível, mas estamos preparados e temos grupo — afirmou o treinador.
Em Belo Horizonte, o capitão Maicon foi na mesma linha do comandante e disse que o Grêmio tem que jogar para vencer as três competições, sem eleger uma prioridade, até porque pelo desempenho é um dos grandes favoritos do ano.
Não é fácil, mas com o grupo que a gente tem, nós temos totais condições
MAICON
Capitão fala sobre a possibilidade do Grêmio de conquistar o Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores
— Sem dúvida né, porque nos últimos anos nós ganhamos quatro títulos. Então as equipes que vão nos enfrentar sempre vão ter uma atenção redobrada com a nossa equipe. Mas dentro de campo a gente tem que procurar resolver as dificuldades que vamos encontrar, procurar espaços no campo para que o nosso jogo saia e não se limite à marcação do adversário. É um campeonato sempre muito disputado e a gente tem mais duas competições pela frente (Copa Libertadores e Copa do Brasil) e eu acho que o Grêmio não tem escolher uma, tem que jogar para ganhar todas. Não é fácil, mas com o grupo que a gente tem, nós temos totais condições, assim como outras equipes também.
Para o camisa 8 tricolor, Grêmio e Cruzeiro estão entres os principais postulantes ao título nacional.
— Nós, o Cruzeiro e outras equipes também. Campeonato Brasileiro você nunca pode falar que tal equipe vai ser campeã. Porque sempre tem alguma surpresa ou outra e temos grandes equipes que sempre brigam pelo título. A gente sabe que são duas equipes (Grêmio e Cruzeiro), que todos consideram favoritos ao título. O nosso objetivo é ser campeão de todas as competições que disputamos. A gente sabe que não é fácil. Mas dos últimos três anos, eu posso te afirmar que é um elenco que o professor Renato pode tirar e colocar qualquer jogador sem preocupação nenhuma. Então, a gente vai jogar contra o Cruzeiro para buscar uma vitória. E no jogo de terça-feira, pela Libertadores, o professor Renato junto com a comissão técnica vai escolher quem colocar em campo, porque tem o desgaste, mas todo mundo quer jogar. São jogos importantes, mas como eu falei, quem ele colocar vai apresentar um grande futebol, pela qualidade do nosso grupo.
Para a estreia neste sábado, Luan será desfalque. O Rei da América sequer foi relacionado para a partida. Os demais titulares estão à disposição de Renato Portaluppi, bem como André, recentemente contratado e que deverá fazer sua estreia.