Cruzeiro e Grêmio, que fazem, neste sábado (14), no Mineirão, o jogo de abertura do Brasileirão, estiveram frente a frente na oitava rodada do campeonato em 2017. E fizeram, na opinião de muitos, o melhor jogo da competição. Repleta de alternativas, aquela partida, também realizada no Mineirão, encerrou com o placar de 3 a 3. Everton, Michel e Ramiro marcaram para o Grêmio e Thiago Neves, Rafael Sóbis e Robinho para o Cruzeiro.
Na coletiva desta sexta-feira (13), o técnico Renato Portaluppi disse prever outro confronto em alto nível.
— Sempre foi um clássico do futebol brasileiro. Todos os anos, o Cruzeiro monta um bom plantel. Tem um grande treinador, que é o Mano Menezes. Ganhou o Estadual. Sempre é muito difícil jogar lá. No ano passado, tinha sido o melhor jogo até então. Tem tudo para acontecer de novo — apostou o treinador, que, apesar do respeito pelo adversário, promete uma postura ousada. — O Grêmio, independentemente do local e do adversário, tem sua maneira de jogar e não vai mudar.
Quando 2018 se iniciou, os dois clubes firmaram uma troca, que resultou na ida do lateral-direito Edilson para Belo Horizonte e na vinda de Alisson e Thonny Anderson para a Arena. Renato garante não ter sido necessário pedir informações aos dois ex-cruzeirenses sobre o que aguarda pelo Grêmio no Mineirão.
— Hoje em dia, é difícil um treinador não conhecer tudo do adversário. Antigamente se perguntava aos jogadores por não ter internet. Além disso, temos um CDD competente. Nada passa. Eles têm Edilson. Não sei se Mano vai perguntar alguma coisa a ele — afirmou Renato.
Sem Luan, preservado devido a dores muscular, o técnico tem Cícero e Thonny Anderson como nomes mais prováveis para escalar. Nas demais posições, devem atuar Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Arthur e Maicon; Ramiro e Everton; Jael.