Pelo grupo do Grêmio na Libertadores, Cerro Porteño e Defensor se enfrentam hoje, às 21h30min, no Estádio La Nueva Olla, em Assunção. As equipes chegam à partida após serem derrotadas em seus campeonatos nacionais no final de semana.
Líder da chave, o Cerro tenta uma vitória para ir a seis pontos e disparar no Grupo 1. No domingo, o clube paraguaio perdeu o clássico de Assunção, no Defensores del Chaco, para o Olimpia, por 2 a 1, pelo Paraguaio. O resultado deixou o time comandado pelo colombiano Leonel Álvarez na oitava posição na tabela do Apertura, a 10 pontos do seu maior rival.
Apesar de ser campeão do Clausura em 2017, nesta temporada o Cerro Porteño patina.
Em sete partidas disputadas, a equipe semifinalista da Sul-Americana de 2016 venceu apenas duas – contra o Monagas, pela Libertadores, e contra o Sol de América, pelo Paraguaio.
Se o Cerro chega após perder um clássico, o Defensor vai para seu segundo jogo na Libertadores após ser derrotado pelo Nacional-URU por 2 a 0, pelo Uruguaio.
No sábado, o time comandado Eduardo Acevedo, vice-campeão uruguaio em 2017, foi dominado no Parque Central e agora ocupa a sexta posição no torneio. Acevedo, porém, não esteve à beira do gramado por conta de uma suspensão – seu irmão e auxiliar, Alejandro Acevedo, foi o técnico da equipe.
O Grêmio só entra em campo pela segunda rodada do Grupo 1 em 4 de abril, quando recebe o Monagas-VEN, na Arena.