Os dois times não se encontram numa competição sul-americana desde 1999. Naquele ano, Grêmio e Independiente se enfrentaram na primeira fase da Copa Mercosul. Estavam num grupo de quatro equipes, que ainda reunia Corinthians e Vélez Sarsfield. Os gaúchos venceram no Olímpico por 2 a 0, gols de Ronaldinho Gaúcho e Magrão. Em Avellaneda, os argentinos deram o troco com gol de Graf. O Independiente seguiu na competição e o Grêmio acabou eliminado.
Mas foi nas finais da Libertadores de 1984 que o confronto desta quarta-feira contou com um personagem dentro de campo. O atual técnico gremista, Renato Portaluppi, estava naqueles jogos. Buscando o bi da América, o Grêmio perdeu em casa por 1 a 0 e não teve forças para sair do empate na Argentina. Foi justamente o sétimo e último título do Independiente na Libertadores - o maior campeão da competição na história.
FINAIS DA LIBERTADORES 1984 - RENATO X INDEPENDIENTE
Ficha técnica - GRÊMIO 0X1 INDEPENDIENTE
Data: 24 de julho de 1984
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).
Árbitro: Juan Cardelino (URU).
Público: 75 mil torcedores
Gol: Burruchaga.
GRÊMIO (0): João Marcos; Paulo César, Baidek, Hugo de León e Casemiro; China, Luis Carlos e Osvaldo; Tarciso, Renato Portaluppi e Guilherme Macuglia (Gílson). Técnico: Carlos Froner.
INDEPENDIENTE (1): Goyén; Clausen, Villaverde, Trossero e Enrique; Giusti, Marangoni e Bochini; Burruchaga, Buffarini e Barberón (Reinoso). Técnico: José Omar Pastoriza.
Ficha técnica - INDEPENDIENTE 0X0 GRÊMIO
Data: 27 de julho de 1984
Local: Estádio La Doble Visera, em Avellaneda (ARG).
Árbitro: Mario Lira (CHI).
Público: 60 mil torcedores
INDEPENDIENTE (0): Goyén; Clausen (Zimmerman), Villaverde, Trossero e Enrique; Giusti, Marangoni e Bochini; Burruchaga, Buffarini e Barberón. Técnico: José Omar Pastoriza.
GRÊMIO (0): João Marcos; Paulo César, Baidek, Hugo de León e Casemiro; China, Luis Carlos e Osvaldo; Tarciso, Renato Portaluppi e Guilherme Macuglia. Técnico: Carlos Froner.
Grêmio e Independiente se enfrentam pelas finais da Recopa Sul-Americana nos dias 14 e 21 de fevereiro. A partida de ida será às 22h desta quarta, em Avellaneda. E a volta, às 21h45, na semana que vem, em Porto Alegre.