São apenas duas partidas na temporada. Com férias estendidas pela disputa do Mundial de Clubes nos Emirados Árabes, os titulares do Grêmio só entraram em campo contra Cruzeiro e Brasil-Pel pelo Gauchão. E é nessa condição adversa que a equipe já disputará sua primeira decisão na temporada 2018, a Recopa Sul-Americana, contra o Independiente-ARG
O pior é que o adversário está melhor preparado fisicamente. Diferentemente do que ocorre no Brasil, o calendário argentino não prevê férias na virada do ano.
— É complicado adquirir ritmo de jogo assim — admite o atacante Everton. — Foram só duas partidas no ano e o Independiente já vem jogando desde o ano passado. Com o trabalho da preparação física e do professor Renato, tentamos absorver o mais rápido possível a falta de ritmo.
Everton tem escalação garantida nesta quarta (14), em Buenos Aires. As boas atuações do ano passado lhe valeram a titularidade. Não se sabe ainda quem Renato irá escalar na função de Léo Moura, que será lateral-direito no lugar de Madson. Cícero pode ser uma alternativa, para reforçar a marcação no meio. Everton não esconde que essa alternativa foi testada nos treinamentos fechados de sábado e domingo.
— O professor Renato sempre procura trabalhar vários esquemas táticos e várias formações. E Cícero é importante por ser bem versátil —afirma.