A arrancada do time de transição do Grêmio no Gauchão segue melancólica. Com a derrota de virada por 3 a 2 para o Avenida nesta quarta, em Santa Cruz, que foi recheada de falhas defensivas, a equipe de César Bueno caiu para o 11º lugar, somando apenas um ponto na tabela, e entrou na zona de rebaixamento. É o pior desempenho no Estadual desde 2005.
O único alento para a torcida, no momento, é que o time de garotos deve fazer sua despedida neste domingo, contra o São José, no Passo D'Areia. Segundo o presidente Romildo Bolzan, a estreia dos titulares ocorrerá em três de fevereiro, pela quinta rodada, contra o Cruzeiro, na Arena. O dirigente, contudo, ainda acredita em reação da equipe de transição contra o Zequinha.
— Foi uma fatalidade perder aqui (em Santa Cruz), o empate seria o resultado justo. O Avenida fez um jogo de superação. Vamos criar uma condição de fazer a recuperação contra o São José. Estamos contentes com estes jogadores e confiamos nesta comissão técnica — defendeu Bolzan.
A ambição do presidente, no momento, é ingressar na zona de classificação, entre os oito primeiros do Gauchão. Isto pode ocorrer com uma vitória sobre o São José no domingo. Para Bolzan, a má largada no Estadual é um preço que o clube paga para que os titulares possam fazer a preparação adequada para enfrentar a longa temporada que está por vir. Ainda assim, o dirigente entende que a sequência a garotos como Jean Pyerre, Matheus Henrique e Isaque, que tiveram boas atuações, é importante.
— Seria um erro de avaliação, uma desatenção, não observar os méritos deste time. Estamos conscientes, a estratégia é esta e estávamos cientes dos riscos. Uma hora este time vai vencer, não vamos tomar isso como um susto. Estamos convencidos de que este processo está certo — observou o presidente.
Com nove gols sofridos em três jogos, o Grêmio tem a pior defesa do Gauchão. Assim, coube ao técnico César Bueno tentar explicar as repetidas falhas de seus zagueiros. A bola aérea, mais uma vez, foi vilã no primeiro gol sofrido, em que Mendonça errou o tempo do cabeceio e deixou Luís Henrique livre para marcar. Depois, Paulo Miranda, que voltava ao time após cumprir suspensão pelo cartão vermelho recebido contra o São Luiz, teve erro incrível no lance do segundo gol do Avenida ao escorregar e entregar a bola para Hyantony servir Marques, que, livre dentro da área, venceu o goleiro Bruno Grassi.
— Fizemos 60 minutos bem, mas precisamos manter a concentração no jogo inteiro. Temos que ter calma na avaliação da equipe. O número de gols sofridos é elevado, mas também fizemos em todas as partidas — justificou Bueno, que complementou: — Temos que entender o contexto do jogo e as situações. Estamos aprendendo muito para fazer os ajustes que precisam ser feitos e ganhar o jogo contra o São José.
No domingo, a jornada será dupla para o Grêmio. Tudo começa pela manhã, no CT Luiz Carvalho, em jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas, e se encerra no final da tarde, com o time de transição atuando no Passo D'Areia, zona norte da Capital.
De manhã, quem comanda o time é Renato Portaluppi. Será o primeiro ensaio do time que irá disputar a Recopa Sul-Americana, contra o Independiente, dias 14 e 21 de fevereiro. Como os titulares atuarão pela manhã, já fica afastada a hipótese de que algum deles reforce o time comandado por César Bueno.