Uma réplica do time de Renato Portaluppi. Assim o técnico do grupo de transição do Grêmio, César Bueno, quer montar a equipe de garotos que participará dos primeiros jogos do Gauchão. Mesmo que mude um pouco o esquema tático, o treinador pretende utilizar o mesmo modelo de jogo do time principal, que conquistou o Tri da Libertadores em 2017.
São basicamente três características da equipe de Renato que cativam Bueno: a valorização da posse da bola, a marcação alta na defesa adversária e também a ideia de propor o jogo sempre, sem jogar no contra-ataque.
A pequena mudança envolve o esquema tático. Enquanto o time principal que foi ao Mundial de Clubes joga no 4-2-3-1, o time de transição vem trabalhando no 4-1-4-1. Porém, a forma de jogar será parecida.
— Tentamos replicar o que o Renato faz. Claro que vamos talvez mudar a esquematização tática, mas o que importa mais é o modelo de jogo, o jogo de posse, a pressão alta, tentando propor o jogo e sendo protagonista das ações. Eu gosto desse tipo de ação. É um estilo que adotamos também na base, pois é uma forma de fazer prevalecer a qualidade técnica dos jogadores do Grêmio — explicou César Bueno.