Atual vice-campeão uruguaio, o Defensor não é uma novidade no caminho do Grêmio na história da Taça Libertadores da América. Os dois times se enfrentarão na primeira e última rodadas, sendo a primeira partida em Montevidéu e a segunda, na Arena, em Porto Alegre. O Grupo 1 conta ainda com Cerro Porteño, do Paraguai, e Monagas, da Venezuela.
Esta será a terceira vez na história da Libertadores, desde 1960, que Grêmio e Defensor se encontram na competição. Em 1982, na fase de grupos, os uruguaios levaram a melhor, com uma vitória no Olímpico e um empate em Montevidéu. Já em 2007, uma vitória para cada lado, nas quartas de final. A disputa foi para os pênaltis e os gaúchos avançaram.
No início da década de 80, em Montevidéu, o atual técnico do Grêmio começou no banco e entrou aos 18 minutos do segundo tempo, no lugar do centroavante Edmar. A partida terminou empatada em 0 a 0. Já em Porto Alegre, no fechamento da fase, o Grêmio já eliminado, perdeu por 2 a 1. Renato Portaluppi jogou a partida inteira mas o gol tricolor foi de Hugo de León.
Fichas Técnicas - Grêmio x Defensor
Taça Libertadores 1982
DEFENSOR 0X0 GRÊMIO
Data: 24 de agosto
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu-URU.
Árbitro: Juan Carlos Loustau (ARG).
Público: 6.353 torcedores
DEFENSOR (0): Carrasco, Forlán, Russo, Acevedo e Bartolomeo; Sarubi, Da Silva, Tolosa e Miranda; Oddine (Mastrángelo) e Tejeda (Caillava). Técnico: Baudilio Jauregui.
GRÊMIO (0): Leão, P. Roberto, Leandro, De León e P. César; Batista, P. Isidoro e Bonamigo (Gil); Tarciso, Edmar (R. Portaluppi) e Odair. Técnico: Ênio Andrade.
Taça Libertadores 1982
GRÊMIO 1X2 DEFENSOR
Data: 24 de setembro
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS.
Gols: De León para o Grêmio. Mastrángelo e Caillava para o Defensor.
Árbitro: Abel Gnecco (ARG).
Público: 1.780 torcedores
GRÊMIO (1): Leão, P. Roberto, Leandro (Casemiro), De León e P. César; Batista, China e P. Isidoro (Bonamigo); R. Portaluppi, Edmar e Isaías. Técnico: Carlos Castilhos.
DEFENSOR (2): Carrasco, Forlán, Russo, Acevedo e Bartolomeo (Meroni); Villazán, Sarubi e Gomez; Mastrángelo, Caillava e Tolosa (Anzorena). Técnico: Baudilio Jauregui.
Taça Libertadores 2007
DEFENSOR 2X0 GRÊMIO
Data: 16 de maio
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu-URU.
Gols: Sorondo e Martínez.
Árbitro: Ruben Selman (CHI).
Público: 15.000 torcedores
DEFENSOR (2) Martín Silva, González, Sorondo, Martínez e Cáceres; M. Pereira, Fadeuille, Diego de Souza (Díaz) e Vila (Fernández); Morales (Amado) e Peinado. Técnico: Jorge Da Silva.
GRÊMIO (0): Saja, Patrício, William, Teco e Lucio; Nunes (Amoroso), Gavilán, Diego Souza e Tcheco; Carlos Eduardo (Everton) e Tuta (Ramón). Técnico: Mano Menezes.
Taça Libertadores 2007
GRÊMIO 2X0 DEFENSOR (nos pênaltis, Grêmio 4x2).
Data: 23 de maio
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS.
Gols: Tcheco e Teco.
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR).
Público: 42.373 torcedores
GRÊMIO (2): Saja; Patrício, William, Teco e Lúcio; Sandro Goiano, Gavilán (Douglas) e Tcheco (Ramon); Amoroso, Carlos Eduardo e Tuta (Éverton). Técnico: Mano Menezes.
DEFENSOR (0): Martín Silva; Cáceres, Martínez, Sorondo (Lamas) e Ariosa; Pereira, Fadeuille, Amado (Diaz) e De Souza; Fernández (Vila) e Peinado. Técnico: Jorge da Silva.
GRÊMIO CONTRA URUGUAIOS NA LIBERTADORES
18 jogos - 9 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Gols: 29x16
1982 - DEFENSOR - fase de grupos - um empate e uma derrota.
1982 - PEÑAROL - fase de grupos - uma vitória e uma derrota.
1983 - PEÑAROL - finais - uma vitória e um empate.
1998 - NACIONAL - oitavas de final - uma vitória e um empate.
2002 - NACIONAL - quartas de final - uma vitória e um empate.
2003 - PEÑAROL - fase de grupos - uma vitória e um empate.
2007 - DEFENSOR - quartas de final - uma vitória e uma derrota.
2011 - LIVERPOOL - pré-Libertadores - uma vitória e um empate.
2014 - NACIONAL - fase de grupos - duas vitórias.