O Real Madrid não vai ao Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes Unidos, com um momento tão bom quanto o que lhe garantiu a vaga no torneio. Depois de uma temporada 2016/2017 impecável, o time treinado por Zinedine Zidane e principal concorrente do Grêmio ao título mundial, vive uma pequena turbulência.
No Campeonato Espanhol, o Real está apenas em quarto, com 28 pontos em 14 jogos — são oito vitórias, quatro empates e duas derrotas, uma campanha de um time "mortal". Está a oito pontos do líder Barcelona e atrás também de Valencia e Atlético de Madrid.
Para efeito de comparação, o time terminou o Campeonato Espanhol da temporada passada com um aproveitamento de 81,6% — conquistou 93 pontos em 114 possíveis. Nesta temporada, o aproveitamento é de 66,7%. Nas primeiras 14 rodadas do campeonato passado, o time tinha 34 pontos — 10 vitórias e quatro empates.
A queda de rendimento não é tão notável na Liga dos Campeões, mas ainda assim o time patina na competição europeia. Na temporada passada, que marcou o 12° título continental do clube, o Real Madrid venceu três e empatou três jogos na fase de grupos, terminando em segundo lugar — dois pontos atrás do Borussia Dortmund. Nesta temporada, os Merengues têm três vitórias, um empate e uma derrota nas primeiras cinco rodadas. Enfrenta o Borussia Dortmund nesta quarta-feira (6), mas a liderança da chave é quase impossível — já que teria que vencer e torcer por um improvável tropeço do líder Tottenham diante do lanterna Apoel em Londres.
O time segue Cristiano Ronaldo
O desempenho de Cristiano Ronaldo é o termômetro para o sucesso do Real Madrid. Assim como o time todo, o astro português não faz um bom campeonato nacional. Em 10 jogos, marcou apenas duas vezes — média de 0,2 gol por partida. Na temporada passada, ele balançou as redes 25 vezes em 29 partidas — média de 0,86.
Contudo, o craque segue em alta na Liga dos Campeões, com oito gols em cinco jogos — 1,6 por partida, contra 12 gols em 13 jogos na campanha do título — 0,92 por partida.
Histórico no Mundial
O Real Madrid estreia no Mundial de Clubes no dia 13 de dezembro, em Abu Dhabi. O adversário será o vencedor de Urawa Red Diamonds e o time que passar do playoff de repescagem entre Auckland City e Al-Jazira.
O time espanhol tenta ser o primeiro bicampeão mundial consecutivo desde que a Fifa passou a organizar o Mundial. O clube ficou em quarto no torneio organizado no Brasil, em 2000. Nas outras participações, ficou com o título, em 2014 e 2016.