Focado em contratar um centroavante sul-americano o Grêmio não se restringe apenas à América do Sul. A direção monitora também atacantes argentinos, uruguaios, chilenos, paraguaios e até mesmo brasileiros no mercado europeu.
Desde a saída de Lucas Barrios, esta posição é considerada a principal carência do grupo. Devido ao alto custo e à escassez de alternativas no mercado nacional, os olhos gremistas se voltaram para o exterior, tanto nos demais países sul-americanos como na Europa.
Os dirigentes descartam totalmente a possibilidade de contratar o uruguaio Jonathan Alvez, do Barcelona-EQU. Apesar do bom desempenho na Libertadores, há relatos de que o jogador possui problemas extracampo.
Aliás, este será um dos principais critérios do Grêmio na busca por reforços, especialmente estrangeiros: um bom comportamento. Calejada pelas más experiências com Michael Arroyo e Miller Bolaños, a direção pretende fazer uma investigação mais detalhada sobre o histórico extracampo dos jogadores antes de fechar os negócios.
O foco é trazer jogadores que se destacam em países sul-americanos ou atletas que atuam na Europa e possuem o desejo de voltar a atuar na América do Sul.