Nas primeiras rodadas do Gauchão, o Grêmio contará com um time repleto de garotos, que será comandado por César Bueno, técnico do sub-23 e também auxiliar técnico do profissional. Afinal, o grupo principal, que disputou o Mundial de Clubes, só retomará os trabalhos de pré-temporada em 18 de janeiro.
Antes, no dia 5, a meninada iniciará sua preparação para o campeonato estadual. A base do time será a que enfrentou o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão, contando com dois reforços: o meia Lima e o atacante Guilherme, que voltam de empréstimo. Existe também a possibilidade de que o goleiro Bruno Grassi seja incorporado ao plantel.
— O Guilherme sempre demonstrou grandes qualidades no Grêmio. E as confirmou no Botafogo. Era muito utilizado pelo Jair Ventura no segundo tempo, fez gols importantes. Ele tem muita qualidade, bate bem na bola. E pode fazer uma função parecida com a que o Pedro Rocha tinha — elogiou o diretor de futebol Saul Berdichevski.
No CT de Eldorado do Sul, parte do grupo de transição já trabalha sob o comando de Bueno. São 14 jogadores que se reapresentaram em 22 de dezembro, realizaram avaliações clínicas e físicas, além de iniciar a pré-temporada. O restante da garotada volta aos trabalhos em 5 de janeiro. A estreia no Gauchão ocorrerá no dia 17 de janeiro, contra o São Luiz, em Ijuí.
Jogadores que já treinam
Goleiros: Brenno e Léo Steffen
Laterais: Felipe e Guilherme Guedes
Zagueiros: Anderson, Mendonça, Ruan e Santiago
Meio-campistas: Balbino, Isaque, Matheusinho e Rodrigo Ancheta
Atacantes: Isaque e Tilica
Jogadores que voltam em 5 de janeiro
Goleiros: Vitor e Bruno Grassi (indefinido)
Laterais: Raul, Conrado e Nikolas
Zagueiros: Denilson e Matheus Carrasco
Meio-campistas: Jean Pyerre, Patrick, Esperon, Tontini, Araújo e Lima.
Atacantes: Guilherme, Lucas Poletto, Dionathã, Vico e Batista