Emprestado nesta temporada ao Coritiba, o centroavante Henrique Almeida está de volta ao Grêmio. O jogador, que não seguirá no clube paranaense, tem mais dois anos de contrato na Arena e se reapresentará com o grupo profissional em 18 de janeiro.
A situação do jogador no Grêmio está indefinida. A princípio, a tendência é de que seja negociado com outro clube, até pela indisposição com a torcida após o gesto obsceno realizado pelo atacante durante o jogo de volta com o Atlético-PR, na Arena, pela Copa do Brasil 2016. Mas como o clube carece de reforços para o ataque e não tem a permanência de Jael assegurada, não se descarta que Almeida possa ser reintegrado.
— Esse jogador estava no Coritiba, tem contrato com o Grêmio. Se reapresenta, o Renato vai avaliar a situação dele e colocá-lo para fazer algum tipo de trabalho. A não ser que apareça algum contato para contratá-lo, o Grêmio fará esta avaliação. É um jogador do clube, volta e se reapresenta com os outros — explica o diretor de futebol Saul Berdichevski.
No Coritiba, nesta temporada, Henrique Almeida realizou 47 jogos e marcou 12 gols - mas não conseguiu evitar o rebaixamento do clube paranaense à Série B. Ainda assim, o atacante teve números superiores aos demonstrados no Grêmio em 2016 - atuou em 33 partidas e balançou as redes somente três vezes.