A Libertadores é, indiscutivelmente, o maior objetivo do Grêmio neste momento. Mas não há desmobilização tricolor pensando em Campeonato Brasileiro. Quem garante isso é Renato Portaluppi.
Para o jogo contra o Flamengo, neste domingo (5), na Arena, o técnico gremista poupou apenas Marcelo Grohe — também titulares, Barrios e Cortez ficaram de fora por lesão. No entanto, o desejo de Renato era ter escalado mais reservas. Não pôde:
— Pensei em tirar mais dois ou três de hoje, mas conversando com o grupo quase apanhei. Tem muito fominha no grupo, todo mundo querendo jogar. O Marcelo (Grohe) só saiu porque é importante o Paulo Victor ganhar ritmo. Fui convencido por eles mesmos (atletas) a entrarem em campo. É o que cobro: quer jogar tudo bem, mas se jogar tem que rasgar. Não tem que ficar parado pensando no dia 22 (de novembro, quando a equipe enfrenta o Lanús, pela Libertadores).
Perguntado sobre a situação de Barrios, lesionado e que não atuou contra o Barcelona-EQU nem neste domingo, Renato garantiu a presença do centroavante em jogos antes da partida decisiva contra os argentinos. Segundo o técnico, o atleta "já vem fazendo alguns treinamentos e está se sentindo bem melhor".
Outro ponto que o treinador precisou comentar foi a atuação de Everton, grande destaque da partida. Mas Renato não garantiu o jogador como titular nos próximos jogos.
— A disputa pelas vagas não é só entre os dois (Fernandinho e Everton). Tem mais, inclusive o Beto. A disputa é sadia. O grupo é muito bom, todo mundo respeita o companheiro e, como digo, o jogador tem que aproveitar as oportunidades, mesmo que ganhe cinco, 10, 15 minutos. Tem que estar focado. Esta disputa existe em todas as posições. E estou ligado. Muitas vezes o Everton entrou, não foi tão bem, o Fernandinho entrou, foi bem, então o torcedor pode ficar tranquilo que sabemos o que estamos fazendo.
Bem-humorado em alguns momentos da entrevista, Renato foi mais sério quando o assunto foi a briga pelo título do Brasileirão. Após a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras, o técnico gremista disse:
— (O Corinthians) Deu um passo muito importante. Depois da vitória de hoje, não tem muito espaço. Mas, 100% o campeonato ainda não acabou.