Uma verdadeira "invasão" de torcedores do Lanús ocorrerá sobre o território do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (22). Cerca de 1,4 mil argentinos partiram do Estádio La Fortaleza rumo a Porto Alegre, no início da noite desta terça (21) em um comboio de 25 ônibus. A festa antes do embarque foi embalada por um drone, levado por um dos torcedores, em clara alusão à polêmica dos últimos dias.
O grupo cruzará a fronteira, entre Uruguaiana e Passo de los Libres, na madrugada da quarta. Os motoristas divergem sobre a previsão de chegada à capital. Como os ônibus viajarão juntos, haverá paradas e acompanhamento de escolta em algum momento na chegada ao Brasil, o desembarque deve ocorrer apenas no meio da tarde.
– Estamos confiantes. É Lanús, simplesmente Lanús – disse um torcedor, pouco antes de ser interrompido pelos amigos, que iniciaram uma onda de cânticos minutos antes da partida da excursão.
Foi nessa hora que apareceu o drone, levado por um torcedor não identificado pela reportagem. Com os torcedores ainda de pé no estacionamento de La Fortaleza, o objeto sobrevoava e induzia a torcida a cantar as músicas do Lanús, quase como um maestro regendo uma orquestra.
Com aproximadamente uma horas de atraso (a previsão era 19h) e acompanhados por uma van e uma viatura comum da polícia argentina até a saída de Buenos Aires, os torcedores do Lanús iniciaram a jornada de 1300km rumo ao palco da grande final da Libertadores.
Ao longo da tarde, diversos outros grupos já haviam viajado em excursões independentes, carros particulares, voos de carreira e até mesmo voo fretado. Desta forma, a torcida visitante na Arena do Grêmio terá os seus 4 mil lugares totalmente ocupados pela torcida do Lanús.