Um adversário desesperado. É assim que o técnico Renato Portaluppi imagina o Coritiba, rival da noite deste domingo (15), no Couto Pereira, em Curitiba (PR). Em penúltimo lugar, com apenas 28 pontos, o time paranaense quer fazer do jogo contra o Grêmio uma espécie de arrancada para buscar a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. A direção do Coxa tenta mobilizar o torcedor, faz promoção de ingressos e espera um grande público para a primeira de suas 11 finais.
— Eles estão jogando basicamente tudo ou nada. Não só o Coritiba, de repente a gente pega outra equipe que está brigando pelo rebaixamento e o discurso é esse. Mas a gente tem que ser inteligente e trabalhar em cima do desespero do adversário. E acima de tudo voltar a ter foco durante os 90 minutos — afirma Renato.
O Grêmio enfrenta o Coritiba buscando somar pontos que o mantenham no grupo de classificação para a Copa Libertadores da América de 2018. Na partida deste domingo, Renato contará com a volta de Ramiro. Porém, a equipe ainda não foi anunciada publicamente pelo treinador. Uma provável formação tem Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Jaílson (Ramiro) e Arthur; Ramiro (Fernandinho), Jean Pyerre e Fernandinho (Miky Arroyo); e Lucas Barrios.
Depois de enfrentar o Coritiba, o Grêmio terá como próximo adversário o líder Corinthians, na quarta-feira (18), em São Paulo. Essa partida deverá marcar a volta de Luan à equipe.