Torcedores gremistas reencontraram nesta segunda (25) parte dos heróis da conquista do título estadual de 1977, considerado um dos dos mais importantes da história do clube, por ter representado a quebra de hegemonia colorada. André Catimba, o autor do gol que decidiu o campeonato, na vitória de 1 a 0 contra o Inter, Oberdã, o líder do time montado por Telê Santana, Éder, Iúra, Cassiá, Tarciso, Ancheta e Jorge Leandro permaneceram por mais de duas horas na fila de autógrafos do livro Heróis de 77, escrito por Daniel Sperb Rubin.
Uma das ausências mais lamentadas foi a do ex-meia Tadeu Ricci. A cerimônia fechou os festejos dos 114 anos do Grêmio, que foi representado na cerimônia pelo vice-presidente Paulo Luz e pelo executivo de marketing Beto Carvalho.
— É uma coisa fantástica, ser lembrado depois de 40 anos. É muito emocionante rever André Catimba, Oberdan e Éder. Eles me deixaram na história do clube— emocionou-se o ex- meia Iúra, que, durante o campeonato de 1977, marcou o gol mais rápido da história dos Gre-Nais, aos 14 segundos. — A história do Grêmio começa ali. Todos os outros títulos vieram logo em seguida.
O ex-centroavante André Catimba sorria cada vez que era lembrado o salto que deu logo depois do gol, que resultou em queda no gramado do Olímpico e necessidade de atendimento médico.
— Aquele gol continua na memória de todos nós. Aconteceu o acidente, mas estou aqui vivo. Foi uma baianada mesmo— sorriu.
Uma das primeiras contratações para a campanha que resultaria na conquista histórica, Oberdan disse que o Grêmio, ao promover o evento, proporcionava o reeencontro de velhos amigos.
— É uma volta ao passado. O futebol é muito gostoso, mas, quando termina nossa época, cada um vai para o seu lugar e não nos encontramos mais. O que acontece aqui hoje não tem preço— destacou.
Ao comentar o atual momento da equipe, Oberdan disse entender as oscilações, provocadas, segundo ele, pelas variações do time. Ainda assim, disse confiar em resultados positivos ao final da temporada, sobretudo na Libertadores.
— Renato vem dirigindo muito bem essa equipe. Mas é muito difícil, são vários campeonatos, você tem escolher um para tentar vencer. É manter o padrão de jogo. Às vezes, ganha de um time importante e perde para outro sem expressão nenhuma — observou.