Nos últimos jogos do Grêmio, Ramiro mudou o seu posicionamento. O volante está jogando um pouco mais avançado, tendo que criar para o time de Renato Portaluppi. Questionado sobre a queda de rendimento da equipe e, consequentemente, a sua também, o jogador admitiu que já jogou mais no ano de 2017.
— Eu vivi momentos melhores na temporada sim. Na minha opinião, em função de alguns desfalques essenciais, a gente não conseguiu executar aquele excelente futebol que a gente vinha apresentando antes. O momento da temporada é outro, onde os resultados são melhores que as boas atuações. Obviamente, se as duas coisas estiverem aliadas, é melhor. É um momento de dificuldade em função de termos perdidos alguns jogadores. Nos últimos quatro jogos, eu desempenhei uma outra função, que foge um pouco da minha característica, mas que eu me coloquei à disposição do Renato e do Grêmio para tentar desempenhar da melhor maneira possível – falou o jogador em entrevista ao Show dos Esportes.
Um dos desfalques citados pelo atleta é Pedro Rocha. Vendido para o Shakhtar Dontestk, o atacante ainda não tem um substituto fixo no time titular do Grêmio.
— (Pedro Rocha) Era um jogador que estava fazendo uma excelente temporada. Era um atleta que tinha uma função tática muito importante e que tinha um diferencial de um contra um. Com as características do nosso grupo, estamos tentando repôr esta função com outras peças (...) Sem o Luan, que é o nosso diferencial técnico, e sem o Pedro Rocha, que vinha fazendo uma excelente temporada, as peças de ataque mudaram. A gente teve que se desdobrar para cumprir estas ausências— avaliou.
O camisa 7 do Tricolor também segue de fora do time. Luan ficou de fora dos últimos jogos e ainda trata da sua renovação de contrato. Se depender de Ramiro, o meia-atacante gremista ainda ficaria um bom tempo atuando na Arena.
— É um assunto que não cabe a mim (a renovação de Luan). Ele decide com o empresário dele, que cuida da carreira dele. Eu torço para que isto se concretize, porque ele é uma pessoa e uma peça muito importante para a nossa equipe.