Pedro Rocha chega a Moscou na próxima segunda-feira e vai encontrar um dos clubes mais tradicionais da Rússia com uma das torcidas mais apaixonadas. Mas vai trocar o azul, preto e branco pelo vermelho e branco. São as cores do Futebol Clube Spartak Moscou, fundado em abril de 1922, tendo o nome com uma homenagem ao gladiador Espártaco, líder da mais célebre revolta de escravos na Roma Antiga antes de Cristo.
O Spartak, a exemplo do Grêmio, passou recentemente por um longo jejum de títulos nacionais. Depois de vencer a Copa da Rússia em 2003, o time só voltou a vencer o Campeonato Russo em 2017 - 14 de "seca". Entre os grandes ídolos do clube, o goleiro Dasayev. Uma lenda que disputou a Copa de 1982 e enfrentou o Brasil. Dasayev foi titular do Spartak entre 1978 e 1988.
ESTÁDIO
Casa própria é algo recente para o Spartak. Só em agosto de 2014 o clube inaugurou seu estádio próprio, a Otkrytie Arena, com capacidade para 44 mil torcedores. O local já sediou jogos da Copa das Confederações e estará também na Copa 2018.
TÍTULOS
São 35 títulos nacionais. 15 deles foram conquistados ainda na época da antiga União Soviética. E 20 já com a Russia independente.
GLADIADOR
O gladiador é o mascote do Spartak. O time tem a segunda maior torcida da Rússia, atrás apenas do Zenit, de São Petersburgo. Mas o principal rival é o CSKA Moscou. Entre os torcedores de destaque do clube, os tenistas Evgueni Kafelnikov e Marat Safin, além do ex-presidente da União Soviética, Leonid Brejnev.
COMPETIÇÕES EUROPEIAS
O Spartak não costuma se dar bem nas competições fora da Rússia. Tem 18 participações na Champions League e o máximo que conseguiu foi chegar a fase semifinal. Já fez 114 jogos na maior competição de clubes do mundo, vencendo 39, empatando 27 e perdendo 48.
MOMENTO ATUAL
Recentemente, o Spartak venceu a Supercopa da Rússia, derrotando o Lokomotiv Moscou na final. No atual campeonato russo, o time ocupa a 9.ª colocação com 9 pontos em 8 rodadas. São duas vitórias, 3 empates e 3 derrotas. A próxima partida será contra o Rubin Kazan, em casa, no dia 9 de setembro. Pela Copa da Rússia, a estreia só ocorre em 19 de setembro, fora de casa, contra o Kuban Krasnodar. O time é treinado pelo italiano Massimo Carrera, de 53 anos. Foi um ex-zagueiro da Juventus e do Nápoli, chegando a Seleção em 92. Como técnico, o Spartak é seu primeiro time profissional. Treinou outras equipes somente nas categorias de base e chegou a Rússia como auxiliar em 2016.
Leia mais
Executivo do Grêmio garante Luan: "Posso afirmar que não sai"
Spartak Moscou anuncia a contratação de Pedro Rocha
OUTROS BRASILEIROS NO SPARTAK
Atualmente, jogam no time russo o volante Fernando, ex-Grêmio, e o atacante Luiz Adriano, ex-Inter. Também passou pelo Spartak o meia Alex, ex-Inter. O jogador atual em Moscou entre 2009 e 2011, fazendo 63 jogos e marcando 18 gols.