O Grêmio enfrentará o Botafogo pela fase de quartas de final da Taça Libertadores da América. Assim como a equipe gaúcha, os cariocas estão envolvidos em mais duas competições além do torneio continental, Brasileirão e Copa do Brasil. Em entrevista à Rádio Gaúcha, João Paulo, meia do Botafogo, admitiu que ainda falta muito tempo para pensar neste jogo, mas tratou de fazer uma breve projeção do duelo contra o Tricolor.
– A gente ainda não pensa no Grêmio. Ainda temos um compromisso muito importante pela Copa do Brasil contra o Flamengo. Serão dois jogos muito importantes. O Grêmio é mais um gigante na nossa campanha. Vai ser um duelo muito difícil, mas nós temos condições de passar – falou o ex-jogador do Inter.
Leia mais:
Presidente do Botafogo afirma não temer punição por ato racista e diz que é "branco fake"
Botafogo poupará titulares em jogo com a Ponte Preta, pelo Brasileirão
Torcedor Gremista ZH: não há diferenças entre os casos de racismo na Arena e no Nilton Santos!
Antes, a preocupação é o Flamengo. Um clássico definirá um dos finalistas da Copa do Brasil depois de um 0 a 0 na primeira partida (no outro jogo, o Grêmio venceu o Cruzeiro no jogo de ida por 1 a 0).
– A gente esperava uma vitória. Mas o empate foi o melhor deles (empates), não sofremos gol. Um empate com gols fora de casa pode nos classificar. (...) Caso a gente avance, tanto Grêmio ou Cruzeiro na Copa do Brasil serão grandes adversários. Mas, por enquanto, a nossa cabeça ainda está muito focada no Flamengo, que é um grande adversário – disse.
João Paulo admite que o time do Botafogo não tem grandes estrelas e que o foco é o coletivo. Um dos principais fatores de destaque do clube está fora das quatro linhas: Jair Ventura. O filho de Jairzinho é tido como um dos maiores nomes da "nova geração" de treinadores brasileiros e também é motivo de elogios para o camisa 10.
– Eu acho que o principal fator (de destaque no Jair Ventura) é a questão de gerir o grupo. Treinador tem que lidar com atletas e muitas coisas do dia a dia. Ele sabe fazer isto muito bem. Ele tem a leitura de fazer em cada jogo uma estratégia diferente. Se eu tivesse que apontar um ponto positivo sobre ele, seria isso – ressaltou.
Grêmio e Botafogo se enfrentam nos dias 13 e 20 de setembro pela Libertadores. O primeiro jogo é no Engenhão e a segunda partida na Arena, ambos às 21h45min.
*RÁDIO GAÚCHA