É consenso entre os jogadores do Grêmio que a cota de erros no Brasileirão está próxima do limite. Depois de três derrotas consecutivas - Corinthians, Palmeiras e Avaí - e a perda da segunda posição para o Flamengo, além do distanciamento cada vez maior do líder Corinthians, a recuperação passa a ser obrigatória.
A primeira chance de começar a virada é nesta quinta (13), contra o Flamengo, no Ilha do Urubu, estádio localizado na Ilha do Governador e que se transformou em talismã para a equipe carioca.
O jogo é ainda mais valorizado por tratar-se de um confronto direto entre os dois concorrentes ao segundo lugar. Hoje, a diferença é de um ponto pró-Flamengo.
– Temos que voltar a vencer. Não tem muita conversa, muito mistério. Temos de continuar brigando pelo topo da tabela. O pessoal de trás encostou, o Corinthians se afastou e o Flamengo já ultrapassou a gente– disse, em tom realista, o volante Ramiro.
Leia mais:
Marcelo Grohe faz apenas teste e pode não ir ao Rio de Janeiro
Técnico do Flamengo elogia futebol leve e vistoso do Grêmio e projeta dificuldades na quinta
Na entrevista desta terça (11), Ramiro também reconheceu as dificuldades de transformar discurso em prática. Questionado sobre as qualidades do Flamengo, ele citou o meio e o ataque como os setores que geram maior preocupação. Para contrapor, lembrou o retrospecto positivo do Grêmio nesta temporada em jogos no Rio.
– É um ataque muito forte, com grandes nomes e individualidades. Quando não está Guerrero, está Damião, que sabe fazer gols. O meio de campo tem uma qualidade técnica muito alta– pontuou o volante.
Autor de oito gols na temporada, a mesma marca de Bolaños, e só superado, como o equatoriano, por Lucas Barrios e Luan, Ramiro julga precipitado dizer que o título começa a se distanciar do Grêmio. Também não acha que as prioridades da equipe devam ser Copa do Brasil e Libertadores.
– Faltam dois terços de campeonato. Muita coisa pode acontecer até o fim do ano. É muito cedo para determinar quem pode ser campeão – acredita Ramiro, que também alerta para que o time não perca o foco.– Brigaremos para estar no topo da tabela até o final do campeonato. Não adianta pensar lá na frente e acabar esquecendo o hoje. Vamos passo a passo.