Os golaços de falta de Edilson e Luan, que deram ao Grêmio a vitória sobre o Fluminense por 2 a 0, encerraram uma sequência de quase sete anos em que a equipe não marcava dois gols de falta no mesmo jogo. A última vez em que isso ocorreu foi no dia 6 de novembro de 2010, quando o Grêmio goleou o Ceará por 5 a 1, no Estádio Olímpico.
Renato Portaluppi também era o técnico na ocasião. O Grêmio teve início avassalador e já vencia por 2 a 0, com gols de André Lima e Jonas, quando veio o primeiro gol de falta. Fábio Rochemback cobrou, em lance bem próximo da área. O chute saiu forte, rasteiro, no canto direito do goleiro.
Leia mais
Elenco do Grêmio é 40 milhões de euros mais valioso do que o do Godoy Cruz
Abel defende presidente do Fluminense e diz confiar em elenco
Douglas brinca com gols marcados por "carinha de égua" e "magrelo"
Depois, já no segundo tempo, Douglas marcou o quarto também de falta. Foi ao estilo Ronaldinho na Copa de 2002, só que a cobrança saiu do lado esquerdo. Quando todos esperavam um cruzamento – incluindo o goleiro Michel Alves –, o meia mandou direto para o gol. André Lima ainda ampliou, e Magno Alves marcou o gol de honra do Ceará.
Antes da partida em 2010, Anderson Lima e Rodrigo Fabri marcaram na vitória de 3 a 2 sobre o Vasco, e Ronaldinho fez dois de falta em derrota para o Cruzeiro por 3 a 2, em 1999.