O Botafogo dá a largada para o Brasileirão, com o Grêmio, com a cabeça na Libertadores. O time, treinado por Jair Ventura, teve uma agenda lotada no início da temporada – fases preliminares e de grupo da Libertadores e Campeonato Carioca, além da primeira partida na Copa do Brasil. Agora, o futuro na competição continental está prestes a se definir – na próxima quinta-feira, encara o Atlético Nacional em confronto direto por vaga nas oitavas.
O rendimento ao longo de 2017 foi instável. Na Taça Guanabara, nem sequer passou da fase de grupos. Na Taça Rio, foi derrotado pelo Vasco na final. Depois, acabou eliminado pelo Flamengo nas semifinais do campeonato. Na Libertadores, precisou passar por Colo-Colo e Olimpia (nos pênaltis) para chegar à fase de grupos. Com duas vitórias, um empate e uma derrota no grupo 1, está em segundo lugar, atrás do Barcelona de Guayaquil e à frente de Atlético Nacional e Estudiantes. Na estreia da Copa do Brasil, nas oitavas de final, venceu o Sport por 2 a 1.
Leia mais:
Juventude revela sondagem do Grêmio por Matheus Cavichioli
"Grêmio é candidato a títulos", diz Roger Machado
Maratona de seis jogos em 18 dias leva Grêmio a priorizar trabalhos físicos
De acordo com Sérgio Guimarães, repórter da Rádio Gaúcha no Rio de Janeiro, o jogo contra o Grêmio ficou em segundo plano.
– Não percebo uma motivação para o início do Brasileiro, para este jogo contra o Grêmio. O Botafogo está mais focado na partida contra o Atlético Nacional. O time só depende dele para conseguir a classificação. Hoje, a preocupação é a Libertadores – observa.
Para Bibiana Bolson, repórter da ESPN no Rio de Janeiro, o período sem jogos desde a derrota para o Barcelona de Guayaquil, no dia 2, foi importante para que Jair Ventura ajustasse detalhes da equipe.
– A partida contra o Grêmio serve como aquecimento para o jogo contra o Atlético Nacional, a prioridade nesse momento. O Botafogo tem a classificação na Libertadores encaminhada, mas não pode se descuidar. O Grêmio vai encarar um time que deve contar ainda com o retorno de Montillo, que dá muita qualidade a equipe – avalia Bibiana.
Ainda que a prioridade do Botafogo, assim como do Grêmio, seja a Libertadores, o lateral-esquerdo Victor Luis destacou a necessidade de uma boa arrancada no Brasileirão.
– Queremos começar bem. Vai ser uma grande estreia. Acreditar em nós, sempre vamos. As críticas são construtivas, pois sabemos onde podemos chegar. Independentemente de crítica ou elogio, estamos focados – disse, em entrevista coletiva nesta terça-feira.
O pilar do time é o técnico. Aos 38 anos, Jair Ventura é visto como uma das revelações entre os treinadores brasileiros. No comando da equipe há nove meses, foi responsável pelo crescimento no Brasileirão do ano passado que resultou na classificação à Libertadores.
– O Jair Ventura é o mais jovem entre os técnicos da Série A, mas ainda assim mostrou que está preparado para encarar os desafios que tem encarado. É um estudioso, centrado e extremamente entregue ao amor que tem pelo futebol – acrescentou Bibiana Bolson.
Na avaliação de Sérgio Guimarães, Jair segue a tendência de jovens treinadores com trabalhos sólidos, como Roger Machado e Zé Ricardo.
– É considerado como o treinador que tem feito, desde o ano passado, o melhor trabalho aqui no Rio de Janeiro, quando pegou um time que estava propenso a ser rebaixado e conseguiu classificá-lo para a Libertadores. Ele consegue mostrar seu plano tático, tem o respeito dos jogadores – disse Guimarães.
O craque do time
Aos 31 anos, Camilo se consolida como a referência técnica do Botafogo. A longa carreira inclui passagens por Cruzeiro, Sport e Chapecoense. Fora do Brasil, teve experiências no Hull City-ING e no Al Shabab-ARA. A volta para o Brasil ocorreu no ano passado, depois de ficar cinco meses sem receber salários na Arábia Saudita. Nesta temporada, o jogador atuou 16 vezes, ficou 1.298 minutos em campo e marcou um gol.
– Aproveitei minha folga para trabalhar e me preparar para jogar contra o Grêmio. O Campeonato Brasileiro é uma competição muito difícil, e você não pode entrar pensando em outras competições – afirmou o jogador, que ainda se recupera de dores musculares na coxa.
A partida entre Grêmio e Botafogo está marcada para às 19h deste domingo, na Arena, em Porto Alegre. No meio da próxima semana, os dois times terão compromissos por outras competições. O Grêmio terá pela frente o Fluminense na Arena, quarta, pela Copa do Brasil, enquanto o Botafogo jogará no Engenhão na quinta, contra o Atlético Nacional, pela Libertadores.
*ZHESPORTES