Sei que este espaço é destinado aos assuntos tricolores, mas é inevitável entrar no assunto do rebaixamento do Inter, pois, em tom de flauta, claro, colorados têm compartilhado pelas redes sociais a velha história, o velho bla-bla-bla: o Rio Grande do Sul tem só um campeão do mundo reconhecido pela Fifa: o Inter. Esse assunto é velho, mas vale voltar, pelo fato de os amigos colorados invocarem essa flauta no pior (sem dúvida), o pior momento da história do clube. Quando o Grêmio jogou a final do Mundial Interclubes, contra o Hamburgo, este torneio era tido como o principal, campeão da América contra o da Europa. Assim foram campeões times como o Santos, de Pelé, o Milan, Real Madrid e tantos outros.
A partir dos anos 2000, para lucrar com o evento, evidentemente, a Fifa assumiu a organização. Justo, sem problema. O Inter venceu o Barcelona com todos os méritos, ressalte-se. Eis que, a Fifa, recentemente, disse que só reconhece títulos mundiais de clubes em torneios organizados pela entidade .
Acredito que os amigos que torcem para o coirmão deveriam estar preocupados com o buraco em que o clube se enfiou, e não dar importância a algo que, sinceramente, não preocupa a torcida gremista. Como diz a matéria, a Fifa admite a importância dos torneios antes de serem organizados, o que fala por si só. Antes de a Fifa criar o Mundial de Clubes, existia o Mundial Interclubes, jogado pelos campeões da América e da Europa, via Libertadores e Liga dos Campeões. É ou não é legítimo? Claro que sim.
Técnico da transição do Grêmio fala sobre Arthur: "Acha passes difíceis"
Até a partida contra o Iquique, jogadores do Grêmio terão quase 100 horas de concentração
O Inter vai mal no Gauchão, só pegou adversários muito fracos na Copa do Brasil, foi derrotado na Suiça, pelo STJD e é questionado diariamente, tendo entrado em uma crise sem precedentes. Então, a flauta lançada pelos torcedores do coirmão só serve para (tentar) aliviar o buraco que eles se enfiaram. Me lembra as palhaçadas que o ex-presidente Obino fazia, em 2004, ao alardear que o Grêmio tinha o melhor site do Brasil, enquanto caminhávamos de modo firme ao rebaixamento, em uma grande crise.
Colorados, preocupem-se em jogar a Série B, tentar ganhar a competição, algo que não é fácil, aliás, e preocupem-se em ficar dois meses sem o milagreiro Danilo Fernandes. Nesse momento, e sei que futebol é dinâmico, a gangorra está totalmente voltada para o lado do Grêmio: somos os atuais campeões da Copa do Brasil, e cumprimos todas as nossas metas, em 2017, até o momento. De repente, foi essa arrogância "de único campeão Fifa" e "time grande não cai", somada a outros fatores, que levou vocês para a fase que estão.