Tenho um baita orgulho do hino gremista, composto pelo gênio maior da nossa música popular, Lupicínio Rodrigues, um apaixonado gremista cujo legado para a alma tricolor vai bem além da música. Mas essa é uma história longa, ponta importante da linda história maior sobre a negritude no Rei de Copas. Lupi, o pai dele, a Liga da Canela Preta e a verdade sobre um clube generoso e plural.
Mas falemos do hino: o hino do Grêmio diz: "Até a pé nós iremos, para o que der e vier. Mas o certo é que nós estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver".
Exemplo tocante de humildade e perseverança! Ali, você não acha qualquer rastro de arrogância (mas esse é um tema que andou na pauta de dias atrás...)
O fato é que o gremistão Leonardo Dornelles, neste momento em que escrevo, segue a trilha do nosso lindo hino. Não tem flauta aqui, não tem desmerecimento dos feitos alheios. Tem simplesmente o regozijo por uma conquista catártica. Ele pegou seu carro às 6h em Novo Hamburgo, onde é cônsul do clube, e às 7h estava na Arena, de onde partiu para uma longa caminhada, de algo como cem quilômetros, até a casa do presidente Romildo Bolzan Júnior, em Osório. Sim, ele cumpre promessa pelo Penta!!!
Léo Gerchmann: este foi o título de um Grêmio unido
José Augusto Barros: "Na torcida por um acerto"
Leia mais sobre o Grêmio
Dornelles me mandou as fotos do início desta tarde. Quando falei com ele, sob um solaço nesta sexta-feira, a fábrica da GM já ficara no pó da estrada.
- Sim, estou fazendo o que diz o nosso hino! Estou indo a pé até a casa do nosso presidente. É promessa pelo título espetacular que conquistamos. O Romildo tem demonstrado muita seriedade, faz uma gestão responsável e está nos dando muitas alegrias. É uma gestão que não se coloca acima do Grêmio - diz ele.
Por todo esse reconhecimento ao trabalho da atual diretoria, Dornelles segue em frente, com uma barraquinha que será montado em algum momento qualquer.
- Vou arranjar um cantinho na Freeway e dormir. Amanhã, estou em Osório.
O que significa essa caminhada, Leonardo?
- Significa que o Grêmio está voltando a suas origens.
Que esta linda caminhada continue, amigo. Todos nós, esta massa maravilhosa comporta por 8 milhões de almas gremistas, seguimos com você e desejamos continuar, enfrentando sol e chuva, caindo e levantando, mas sabendo que o nosso lema é o da resiliência, a nossa união é forte e a nossa paixão é eterna!