O Grêmio conseguiu a proeza de levar quatro gols no primeiro tempo de uma equipe cujo único objetivo é escapar do rebaixamento. Eis o resumo do fiasco tricolor diante do Coritiba, o mais estrondoso da Era Roger.
Virão desculpas esfarrapadas, reclames contra o calendário, frases de efeito, mas, conhecendo o atual elenco, comissão técnica e direção, será difícil esperar alguma mobilização extra para compensar o vexame. A indignação com o 4 a 0 fica, de fato, com a torcida.
Leia mais
Roger lamenta goleada: "Errei. A responsabilidade é toda minha"
Cotação ZH: Wallace Reis é o pior do Grêmio na derrota para o Coritiba
"Tem que rever algumas coisas", diz Wallace Reis após goleada sofrida
No Paraná, a arbitragem cometeu erros contra o Grêmio, porém seria um derrotismo ímpar colocar o fiasco na conta do apito. O Coxa foi bem e o Imortal buscou o sacode levado. Repetiu-se, foi outra vez modorrento fora de casa, sofreu novamente gol pelo alto. Pensei que não seria possível repetir a jornada naba vista contra o Botafogo. Pois o time conseguiu ser ainda pior.
A goleada confirma que o tempo passa e nosso valorizado treinador não encontra alternativas, o esquema com três volantes vai afundando. Roger Machado também não corrige defeitos vistos desde o Gauchão, quando enfrentávamos equipes que nem da quarta divisão nacional participam. O trabalho de Roger dá sinais de estagnação. Será cobrado pela direção?
Levar 4 a 0 do Coritiba só reforça o rótulo de time caseiro e escancara a derrocada no Brasileirão. A chance de título ruiu, a briga pelo G-4 vai se distanciando. Haverá humildade interna para reconhecer e corrigir os erros? Marcelo Oliveira continuará com sua cadeira cativa na esquerda? Ramiro seguirá como “alternativa” eterna para cada ausência?
Muita gente no Grêmio caiu de produção. Douglas hibernou, Edílson tem ficado mais na firula, Jaílson caiu. Walace e Luan ainda estão com a cabeça na Olimpíada. Acumulam atuações apagadas. Pelo visto, esquecem que só terão oportunidades na seleção principal se jogarem algo pelo Grêmio. Os dois acordam ou serão esquecidos.
Como o Brasileirão continua, no fim de semana o Grêmio recebe o Palmeiras. Costuma ser um leão em casa, porém será o suficiente para vencer o líder? Para bater o Galo não foi. Para bater o Corinthians foi. Com a performance recente, confesso que não estou nada otimista.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES