Como manter a criatividade do Grêmio sem Douglas? Trata-se de uma equação que, desde domingo, quando o meia recebeu o terceiro cartão amarelo no empate sem gols contra o Palmeiras, paira na cabeça do técnico Roger Machado. Candidatam-se ao posto Negueba, que voltou a treinar ontem, além de Henrique Almeida e Lincoln. Nesta quarta, em Campinas, contra a Ponte Preta, a equipe tem a chance de interromper uma sequência de cinco partidas sem vitória no Brasileirão.
Caso opte por Negueba ou Henrique Almeida, Roger, na verdade, fará de Miller Bolaños seu "camisa 10". Acostumado a atuar centralizado no Emelec e na seleção equatoriana, o atacante seria recuado para a linha de três meias. O que poderia variar é o posicionamento de Luan. Com Negueba entrando pelo lado direito e Pedro Rocha pela direita, o camisa 7 seria a referência na frente, atuando como "falso 9". Se Roger escalar Henrique Almeida como homem mais avançado, Luan voltaria à linha de meias, pela esquerda, deixando Pedro Rocha pela direita.
Leia mais
Conversa vazada de WhatsApp cria constrangimento na direção do Grêmio
Mulher que invadiu gramado da Arena é punida pela Justiça
Negueba treina com bola e pode ser reforço do Grêmio contra a Ponte Preta
Por outro lado, Lincoln é o primeiro nome lembrado pelo ex-meia Carlos Miguel. O garoto nascido e criado na Lomba do Pinheiro seria, na avaliação do camisa 11 do vitorioso time montado por Felipão nos anos 1990, o jogador com características mais próximas das de Douglas.
– Se é que existe algum substituto, Lincoln seria a primeira opção. Sabemos que ele andou com a vida um pouco tumultuada por problemas extracampo, mas agora parece estar tudo normalizado – diz Miguel.
Muito jovem, Lincoln ainda precisaria passar por um processo de lapidação, acredita Carlos Miguel. Mas, por se tratar de um jogador que só irá completar 18 anos em novembro, "precisa de um desconto nas críticas pela idade".
O técnico Cláudio Duarte, campeão da Copa do Brasil em 1989 pelo Grêmio, também vê na escolha de Lincoln a opção mais viável para Roger Machado.
– É uma decisão difícil. Para quem está fora, o Lincoln seria mais adequado por ter a mesma característica do Douglas. Ele arma, infiltra. A entrada dele seria o mais lógico, até para manter o posicionamento e a estratégia – analisa Duarte.
As opções
Negueba – Sua entrada, pelo lado direito, possibilitaria o recuo de Bolaños para atuar centralizado na linha de meias. Na frente, Luan voltaria a ser o "falso 9".
Lincoln – Com as mesmas características de Douglas, o guri de 17 anos manteria o posicionamento no meio-campo. Habilidoso, deixa os colegas na cara do gol.
Henrique Almeida – Discreto contra Coritiba e Botafogo, seria a referência do ataque. Mais atrás, na linha de meias, estariam Pedro Rocha, Bolaños e Luan.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES