Confirmada a realização da Primeira Liga, o Grêmio começa a administrar um calendário apertado a partir da próxima semana, que incluirá jogos por três competições simultâneas. A arrancada será com dois jogos em um intervalo de quatro dias, o que forçará a utilização de duas equipes. O roteiro do Inter também não será ameno.
Ainda assim, ao contrário de queixas, o que se viu nesta terça-feira foi um clima de confraternização ao final da reunião em que ficou confirmada a realização da Primeira Liga. Apesar da forte pressão da CBF e da Federação Carioca, que ameaçou retirar de Flamengo e Fluminense as cotas relativas ao Campeonato Carioca, a competição foi mantida. A eleição de Fred Luz, executivo do Flamengo, como CEO da Liga, foi um sinal de solidariedade aos dois clubes.
– Vamos fazer o campeonato e deixar as portas abertas para uma conciliação com a CBF e a Federação Carioca. Estamos apoiando os clubes, buscando entendimento para que se jogue todos os campeonatos. Não queremos criar qualquer constrangimento. Não temos que inibir, mas sim fortalecer as iniciativas – afirmou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, escolhido como porta-voz pelos representantes dos outros 14 clubes participantes do encontro, realizado no Rio.
Representante do Inter na reunião, o vice-presidente de administração, Alexandre Limeira, assegurou que a Liga não busca um confronto com a CBF, mas, sim, uma forma de organização dos clubes.
– É um campeonato importante. Dos 15 membros da Primeira Liga, 11 estão na Série A. Queremos avançar, mas sem qualquer atrito. Queremos a realização do campeonato, sempre buscando o diálogo. O torneio deve crescer nos próximos anos – disse.
Em sua estreia na Primeira Liga, dia 28, em Chapecó, contra o Avaí, o Grêmio usará uma equipe com jogadores do grupo de transição. O zagueiro Thyere, o meia Tontini e o atacante Batista são alguns dos nomes certos. No dia 31, Roger Machado comandará o time titular contra o Brasil-Pel, no Centenário, em Caxias do Sul – a equipe de Pelotas perdeu o mando de campo por um jogo. A partir de então, a comissão técnica definirá quando preservar e poupar. Tudo em nome da preparação para a arrancada na Libertadores, dia 17 de fevereiro, no México, frente ao Toluca. A viagem, marcada para o dia 13, permitirá uma aclimatação à altitude de 2,6 mil metros de Toluca, com três sessões de treinamento em solo mexicano.
Formato de disputa
– A primeira fase terá 15 clubes, divididos em três grupos, com quatro equipes cada;
– Os campeões de cada grupo e o melhor 2º colocado se classificam à semifinal;
– A semifinal e a final serão disputadas em jogos únicos;
– A disputa inicia em 27 de janeiro e se encerra em 31 de março.
Os grupos
Grupo 1 – Flamengo, Atlético-MG, América-MG, Figueirense
Grupo 2 – Grêmio, Inter, Coritiba, Avaí
Grupo 3 – Cruzeiro, Fluminense, Atlético-PR, Criciúma
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES