O Grêmio marcou passo na sua segunda partida pela Copa Ipiranga Sub-20. Debaixo de muita chuva no Estádio Vieirão, em Gravataí, o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Criciúma, nesta quarta-feira. O resultado deixa o time do técnico Luiz Paulo Bugre com quatro pontos, em segundo lugar no grupo B.
Diogo Olivier: Roger ganha prêmio de técnico revelação em São Paulo
Ao contrário do que havia feito no primeiro jogo, contra a Chapecoense, o Grêmio começou em cima e não demorou a abrir o placar: logo a 1min, Careca recebeu bom passe na direita e cruzou rasteiro para Tilica completar para o gol, da pequena área, sem chance para o goleiro Ronaldo.
Grêmio estaria interessado no zagueiro Rolín, do Boca, diz jornal
O gol cedo parecia indicar facilidades ao Tricolor contra um Criciúma que vinha de duas derrotas na competição. Mas os catarinenses responderam com força. Aproveitando a condição difícil do gramado do Vieirão, que sofreu com a forte chuva que caiu durante toda a partida, o Criciúma fechou os espaços do Grêmio e começou a sair em velocidade para o ataque. E chegou ao empate aos 15min: após cobrança de falta, o goleiro Vitor defendeu duas vezes, mas o zagueiro Nino pegou a sobra e mandou para as redes.
Diogo Olivier: o Gre-Nal demitiu Erazo do Grêmio
A igualdade no placar animou o time de Santa Catarina, que comandou as ações no restante do primeiro tempo. O Grêmio não correu grandes riscos – à exceção de uma saída errada de Vitor, que tentou driblar um adversário e quase perdeu a bola –, mas não conseguiu superar o Criciúma. Batista e Careca, que foram bem na estreia na Copa Ipiranga, pouco tocaram na bola até o intervalo. O jogador que mais tentava achar o ataque era o volante Arthur, que tinha liberdade para receber, mas não encontrava companheiros livres à frente.
O técnico Luiz Paulo Bugre manteve o mesmo time para o segundo tempo, e novamente o Grêmio partiu para cima no início. A 2min, Batista perdeu uma grande chance, de frente para o gol: após cruzamento da direita, a bola passou por baixo do pé do camisa 9, que não conseguiu a conclusão. O Tricolor tentou manter a pressão, mas sofria com a chuva cada vez mais forte em Gravataí.
E os espaços apareceram para o Criciúma, que precisava da vitória para se manter com chances de classificação. Aos 11min, Kallil recebeu livre na direita e chutou forte para boa defesa de Vitor. O jogo era franco, e aos 20min o Grêmio teve outra boa chance com Tontini: em cobrança de falta, ele apareceu na primeira trave e escorou de cabeça para fora, com perigo.
Bugre mudou o time em seguida, mandando Nikolas e Tay a campo nos lugares de Tontini e Careca. Mas os novos atacantes não mudaram o panorama da partida. Com o gramado cada vez mais castigado pela chuva, os dois times não conseguiam trabalhar as jogadas de ataque. O Grêmio se impôs em campo e pressionou o Criciúma, mas as tentativas – todas pelo alto – pararam no goleiro Ronaldo, e o placar não foi alterado.
O Grêmio volta a campo na sexta, no Passo D'Areia, para enfrentar o Flamengo, pela terceira rodada.
GRÊMIO
Vitor; Wesley, Marcão, Denilson e Iago; Kaio, Arthur (Araújo, 29'/2ºT), Tontini (Nikolas, 20'/2ºT) e Tilica (Erick, 39'/2ºT); Careca (Tai, 20'/2ºT) e Batista.
Técnico: Luiz Paulo Bugre
CRICIÚMA
Ronaldo; Carlos, Nino, Ianson e Willian; Jean, Luan (Vitor, 29'/2ºT) e Gabriel (Bruno, 19'/2ºT); Jefferson, Edy e Kallil (Flávio, 29'/2ºT).
Técnico: Wilson Vaterkemper
GOLS: Tilica (G), a 1min do primeiro tempo; Nino (C), a 15min do primeiro tempo.