Walace vive um momento de transformação no Grêmio. Um dos trunfos de Roger Machado para a decisão desta noite na Arena, 22h, contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, o volante está mais maduro. Dentro de campo, aprende com os conselhos de Maicon e Edinho. Fora, aos 20 anos de idade, vive a expectativa de ser pai pela primeira vez.
Grêmio x Flu: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Com sua esposa Kamila, 18 anos, já sonha com o nascimento de Walan, programado para fevereiro. Entre os colegas de vestiário, Walace já ganhou o apelido de "paizão".
- Ele vai nascer no meio do Carnaval, já vai chegar pulando - brinca.
Trânsito no entorno da Arena terá mudança em Grêmio x Fluminense
A paternidade não tira seu foco nos treinos. Com a intensa maratona de jogos entre a Copa do Brasil e o Brasileirão, Walace passa a maior parte do tempo entre concentração, viagens e atividades no CT Luiz Carvalho. São poucas as folgas que ele aproveita com a família.
Imagens: Tadeu Vilani
Outro desafio é a recuperação entre os jogos, um dos segredos para sua alta intensidade em campo. Não raro, o volante é visto dando piques ao final das partidas, quando os adversários já estão desgastados.
- Procuro me cuidar. Após o jogo, a banheira de gelo ajuda bastante. Uma noite bem dormida também faz a diferença. Sou um pouco novo, não sou de cansar fácil assim - explica.
Rejeitado pela torcida, Tiago completa terceiro jogo sem concentrar
A maturidade também pode ser medida em cartões amarelos. No início do Brasileirão, o volante recebia suspensões em sequência pelo acúmulo de advertências. Depois de longas conversas com seu padrasto Juca e o técnico Roger, passou a se controlar mais.
- Me disseram para eu cuidar mais meu tempo de bola, tomei alguns amarelos por chegar atrasado nas divididas. Mas quando tiver que tomar cartão, não vou me privar - garante.
Alex e Edinho falam sobre jogos da dupla Gre-Nal na Copa do Brasil
A parceria com Maicon e Edinho também serve de aprendizado a Walace. Tanto que o garoto diz não sentir diferença ao trocar de companheiro no meio-campo. A única mudança é no posicionamento: mais recuado com um, mais à frente com outro.
Mestre em cruzamentos, Roger dá aula aos laterais do Grêmio
A regularidade é tanta que chamou a atenção de Dunga. Mas a convocação para os amistosos da seleção olímpica em 9 e 12 de outubro pegou Walace de surpresa. Recebeu a notícia em uma ligação de sua mãe Aline e até duvidou. Depois, quando viu seu nome no site da CBF, mal pôde conter a empolgação.
- Tomara que ele fique sempre de olho em mim - sorri.
Gre-Nal no fone: ausência de Ronaldinho é ruim para o Grêmio
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES
Copa do Brasil
Mais maduro, Walace é peça-chave do Grêmio em decisão com o Flu
Titular de Roger, volante vive expectativa de ser pai pela primeira vez
Adriano de Carvalho
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project