*ZHESPORTES
A derrota para o Criciúma no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil pode significar a eliminação precoce do Grêmio na competição. E, ao mesmo tempo, valer a vaga na Copa Sul-Americana 2015. O Tricolor é um dos times da "lista de espera" da CBF para o torneio continental - já que os times que passarem às oitavas de final da Copa do Brasil não jogam a Sul-Americana - e, por isso mesmo, pode "escolher" o caminho a seguir para o jogo de volta, na próxima terça, em Criciúma.
A questão é que o time do técnico Roger não tem como saber qual será o seu próximo adversário em nenhum dos casos. Na Copa do Brasil, as oitavas de final são definidas por sorteio; já na Sul-Americana, é preciso saber todos os brasileiros classificados para conhecer o rival. Mas é possível fazer projeções.
Na Sul-Americana, potências do exterior
O Brasil tem três times confirmados na Sul-Americana até agora: Brasília (campeão da Copa Verde), Atlético-PR e Goiás, ambos já eliminados da Copa do Brasil. As outras cinco vagas em aberto serão definidas ao final da terceira fase da competição nacional, de acordo com a posição dos times no Brasileirão do ano passado.
A "lista de espera" da Sul-Americana tem, na ordem, Grêmio, Santos, Flamengo e Sport, pelo Brasileirão; Coritiba, Chapecoense, Palmeiras, Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí, pela lista das Séries A e B, e o Ceará, campeão da Copa do Nordeste. Os cinco representantes brasileiros devem sair desta lista: cada time que passar à próxima fase da Copa do Brasil, dos que seguem no torneio, "cede" seu espaço ao time seguinte.
Se o Grêmio jogar a Sul-Americana, ficará obrigatoriamente na posição "Brasil 1", por sua posição no Brasileirão do ano passado, e pegará o time que ficar com o posto "Brasil 8". Quem passar destas eliminatórias avanças às oitavas de final e enfrentará rivais de fora.
Nos outros países da América do Sul, os participantes da competição já são conhecidos. E há clubes de expressão confirmados, como River Plate e Independiente, da Argentina, LDU, do Equador, Olimpia, do Paraguai, e Nacional, do Uruguai.
Sem Gre-Nal nas oitavas da Copa do Brasil
Caso passe pelo Criciúma e avance na Copa do Brasil, o Grêmio ficará no bloco A do sorteio para as oitavas de final, ao lado dos cinco times que disputaram a Libertadores - Inter, Cruzeiro, Corinthians, Atlético-MG e São Paulo - e Fluminense, que estava pré-classificado para esta fase. Com isso, só poderá enfrentar times do bloco B.
Apenas duas equipes já estão classificadas às oitavas da Copa do Brasil: Ituano, que eliminou o Goiás, e Figueirense, que tirou o Botafogo. Os outros seis duelos serão definidos nesta quarta-feira e na terça e quarta da próxima semana.
Por ter ranking para o bloco A, o Grêmio não poderá enfrentar nenhum dos times que disputaram a Libertadores e o Fluminense - não há chance de Gre-Nal, portanto, na próxima fase.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play