Depois da sofrida classificação à semifinal do Gauchão, Felipão exaltou o esforço de Mamute e da equipe para conseguir recuperar a vantagem do Novo Hamburgo. Confira outros trechos da coletiva de Felipão:
Cotação ZH: Marcelo Grohe é o melhor do Grêmio contra o Novo Hamburgo
Avaliação da partida
"Eu entendo que foram dois tempos distintos. Embora nós tivéssemos o domínio do jogo, as melhores chances de gol, mas a qualidade do Fred na batida da bola foi fantástica, o Marcelo Grohe nem viu a bola. Eles aproveitaram a jogada normal de um time fechado, que faz o gol e fica com o contra-ataque. No primeiro tempo o jogo foi igual. Mas no segundo, não. Tanto que eu falei que ganhando ou perdendo estava satisfeito com o que vi e agradeci os jogadores pelo empenho. Fomos superiores e criamos algumas oportunidades. Nós continuamos errando uma coisa: não aproveitarmos as chances criadas. Isso pode nos causar dificuldade ali adiante".
Estatísticas, renda e público: todas as informações de Grêmio x Novo Hamburgo
Mamute
"Pode dizer, ainda pouco conversei com o presidente e temos que conversar amanhã sobre o Mamute. Ele voltou como um jogador que não jogava muito no Botafogo e que teve dificuldades na seleção, mas ele não é mais. Ele é um dos 18,19 titulares que temos no clube. Merece um respeito maior do clube. É valorizar nosso jogador em respeito a valores financeiros. Tem uma dedicação fantástica e tem dado tudo que precisa dentro de campo. Vamos discutir isso amanhã. Vocês acham que eu só cobro, mas vou atrás de ajuda quando acho que alguém merece".
Abatimento após o gol sofrido
"Surpreende, temos que ter mais maturidade ao jogarmos uma partida decisiva. Somos, em principio, mais vividos que o Novo Hamburgo em decisões. Levamos um gol e temos que ter mais tranquilidade. Tivemos uma conversa um pouco diferente do normal no intervalo, eles estavam intranquilos. Iremos tomar gols, e temos que ter uma postura diferente do final do primeiro tempo. Ficamos desarvorados e depois nos organizamos novamente. Iremos mostrar os pontos fracos e fortes da equipe no vídeo e iremos falar sobre isso com os jogadores".
Diogo Olivier: Mamute e Grohe salvam o Grêmio do fiasco
Se Ramiro será fixado como lateral-direito
"Quando estive no Uzbequistão, pedíamos ao interprete se poderíamos ou não entrar em uma rua. Ele dizia que não poderíamos, mas que entraríamos mesmo assim. Se vou firmar o Ramiro ou não, quem sabe. Não sei, ele entra muito bem nessa situação de um lateral para apoio mais constante. Se tivermos a confiança de que devemos fazer isso, iremos fazer. Temos jogadores para atuarem no meio-campo de muita qualidade. Talvez tenhamos que adaptar uma ou outra posição para colocarmos os melhores em campo, mesmo que um da posição de origem fique no banco".
Wianey Carlet: Grêmio mereceu a vaga à semifinal
O que falta para Mamute ser titular?
"Minha escolha. Quando achar que ele começa, ele começará. E no jogo contra o São José foi mais ou menos, No Campinense e Novo Hamburgo, ótimo. Vamos ver o que acontece no restante da semana. Um grupo não se formam só com 11 jogadores, mas com 18 ou 19 titulares. Queremos dar uma valorização para que ele tenha tranquilidade. Jogando dessa forma, irá chamar atenção de muita gente".
Forma do campeonato
"Eu sei que foi uma votação por jogo único, mas não consigo entender e acho que a Dupla Gre-Nal pense nisso. Em jogo único, a vantagem de jogar em casa é 0. Jogamos um campeonato inteiro só para jogarmos em casa, não vale nada. Acho que temos que pensar nisso, em um jogo só tua equipe pode não estar bem e sair. Em duas partidas, é mais equilibrado. Qual a vantagem dos mandantes? jogar em casa. Se empatar, é pênalti. Se classificasse direto, era vantagem. Também vou dar essa opinião ao presidente. Se permanecer para o ano que vem, serei contra isso".
Cristian Rodríguez
"Ele está fazendo trabalho normal e tratamento. Não queremos o expor a uma situação de que ele vá para o jogo e sinta novamente. Queremos colocá-lo em uma situação com total confiança".
O que falta para o Grêmio melhorar?
"O que nos falta é acertar mais e fazer os gols que criamos as oportunidades. Hoje tivemos pênalti, bola na trave do Rhodolfo e da falta. Mais um gol do Braian e uma ou outra chance, que no mínimo deveriam resultar em dois ou três gols. Treinamos diariamente situação para fazer os gols nessas oportunidades. É nisso que estamos trabalhando".
Aposta em Douglas
"Eu tinha o Giuliano com uma pequena lesão e não sei quanto ele ria aguente. Na minha opinião, o Douglas é um jogar com qualidade no último passe que poucos tem. Contra um time fechado, e um jogador com essa qualidade, temos que mantê-lo na equipe".
Conversa individual com Mamute
"Sim, primeira conversa que tivemos foi para ele ajeitar o cabelo. Aquilo não faria bem a ele. Segundo, que o Mamute não se deixasse seduzir pelo canto da sereia. Tem que brigar e corre, fazer um esforço sobrehumano para se provar útil. É ótimo receber elogios, mas que saiba filtrar. Que ele pense bem nisso, temos conversado sobre isso. Tem que ser devagar. Sobre o Everton, é quase impossível alguém botar um menino de 18 anos, temos confiança nele, que tem melhorado. Sabe que terá muitas boas condições depois de um Brasileirão. É assim que esses meninos tem que aprender. Eu usei vocês da imprensa para dar um recado".
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES