Com ações inovadoras reconhecidas nacional e internacionalmente, o executivo Beto Carvalho comanda uma verdadeira revolução nos dois anos em que está à frente do marketing do Grêmio.
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Criatividade, realmente não lhe falta. Com amplo conhecimento de mercado, o dirigente é um dos idealizadores das franquias Hamburgueria e Paleteria 1903, que geram receita através dos royalties pela exploração da marca do clube. As ideias lhe renderam premiações como o top de marketing da ADVB 2014 e o título de melhor executivo do futebol brasileiro em 2013.
Para este ano, Carvalho quer ainda mais. Após fechar a parceria com a Umbro, que renderá entre R$ 15 e R$ 17 milhões anuais aos cofres do Grêmio, projeta novas iniciativas para explorar o alto engajamento da torcida.
Confira a entrevista completa com o executivo Beto Carvalho:
Escolha da Umbro
"Conversamos com vários fornecedores, mas nenhum chegou perto do que eles ofereceram. A gente queria uma marca forte que se identificasse com o Grêmio. Eles têm uma tradição de quase 100 anos e trabalham só com futebol. O Grêmio será um ícone da Umbro no Brasil. Além da identificação, a qualidade nos produtos era uma exigência nossa. Também teve a questão financeira, que entre todas as proposições foi a melhor oferta para nós. E o lançamento dos uniformes foi um sucesso, cinco mil torcedores vieram ao estádio e vendemos 500 camisas só no pós-festa".
Marca 1903
"Nas pesquisas que fizemos com torcedores para escolher o nome da revista do Grêmio e também da Hamburgueria, o 1903 foi o mais votado. O torcedor deu esta marca para o clube, então tivemos a ideia de criar um guarda-chuva mercadológico para valorizá-la em produtos e ações. Patenteamos a marca, criamos a paleteria. E agora também a rádio, que tem a frequência 90.3, outra referência ao Grêmio. Temos de fazer coisas que transcendam o universo das quatro linhas. Em médio a longo prazo, estas iniciativas de marketing trarão mais recursos para o clube".
Rádio no FM
"Esta ideia também partiu do torcedor, que nos pedia isso. O Grêmio é pioneiro em transmitir jogos pelo FM. Hoje, na internet, temos uma média de 15 mil acessos por jogo. Buscamos a parceria da Umbro, que está bancando toda a operação e leva o naming rights da nossa rádio. O funcionamento será apenas em dias de jogos, seja na Arena ou fora de casa. A programação começa duas horas antes da partida e encerra duas horas depois. Será uma transmissão de gremista para gremista, como diz o nosso slogan".
Felipão e jogadores
"São ícones do Grêmio, vamos usar cada vez mais as imagens deles em nossas campanhas. Ano passado, aliás, fizemos uma ação em que jogadores como Giuliano e Fellipe Bastos convocaram a torcida por telefone para jogos do Brasileirão. Também tivemos a presença de quase todo o grupo no lançamento da nova camiseta. Ao menos 20 jogadores participaram do desfile. Se fizermos mais iniciativas explorando a imagem dos atletas e também do Felipão, vamos ter mais engajamento por parte da nossa torcida".
GrêmioMania na Arena
"A nossa megastore na Arena, com 800m², começou a funcionar ainda no último jogo do Brasileirão no ano passado, contra o Flamengo. Sabemos que a GrêmioMania do Olímpico era um ponto comercial consolidado, de alto poder comercial. Aqui, recém estamos criando o ponto de venda. Mas estamos nos surpreendendo com o volume de vendas. O tour na Arena, que recebe cerca de oito mil pessoas por mês, ajuda muito. Aumentou também a presença de torcedores da Região Metropolitana, que agora não precisam entrar na cidade para comprar na nossa loja".
Patrocínio do Banrisul
"Para este ano, renovamos quase todos os patrocínios do Grêmio. Em uma época de dificuldades, vários clubes não conseguem isso. O único que falta renovar é o Banrisul, o patrocínio master na camiseta, que encerra na metade do ano. Ainda não conversamos, até pela mudança no Governo do Estado. Mas é óbvio que a prioridade é seguir com eles, o banco é um grande parceiro do clube há muitos anos. Creio que a partir de março vamos abrir as negociações e encaminhar a solução desta questão".
Naming da pré-temporada
"Conseguimos vender o naming rights da pré-temporada pelo segundo ano consecutivo. É o único clube do país que fez isso. Ano passado, obtivemos um bom valor com a Topper para bancar os custos da preparação. Neste ano, com a Gatorade, os valores foram maiores ainda. Então, estamos criando um novo ativo com um bom potencial. É uma receita nova para ajudar o clube".
Arrecadação em dia de jogo
"São várias as receitas geradas pelo match day (dia do jogo). Desde a venda do ingresso, patrocínios, ações na esplanada e dentro do estádio nos jogos. Há também todo o serviço de alimentação e bebidas. Mas tudo isso hoje o Grêmio não tem participação, já que o clube ainda não tem a gestão do estádio. Tudo é feito pela Arena Porto-Alegrense, que é a gestora. Eventualmente, até podemos fazer algo em caráter institucional. Mas nada em termos comerciais".
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