A arbitragem foi centro de polêmica depois da derrota do Grêmio para o Corinthians, por 1 a 0, neste domingo. Um lance de um pênalti duvidoso não marcado a favor do Grêmio gerou a reação de Felipão, que criticou duramente o trio que comandou a partida em São Paulo. Zero Hora conversou com analistas de arbitragem para repercutir as declarações do técnico e possíveis prejuízos ao time no Brasileirão.
Leia mais notícias sobre o Grêmio
Confira a tabela do Brasileirão
Confira:
Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem da Rede Globo
Felipão tem razão na reclamação?
Eu não acredito em complô contra ninguém. Acredito que erros acontecem. Se nós formos buscar, vamos ver isso. Acontecem equívocos para todos os lados. Não existe isso. Trabalhei no meio e, se acreditasse nisso, não trabalharia. Erros acontecem, assim como um jogador erra o gol, o técnico escala mal, o dirigente contrata mal, o comentarista de TV erra em algum comentário.
Grêmio já foi prejudicado/beneficiado ao longo do campeonato?
Para mim existem erros para todos os lados. Não vi os 36 jogos de todas as equipes, mas prejuízos existem sempre em lances capitais, mas podem acontecer também em cartões amarelos, cartões vermelhos. O conceito de prejuízo é subjetivo.
Diori Vasconcelos, comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha
Felipão tem razão na reclamação?
Não vejo nenhuma razão, porque a grande discussão se dá principalmente em razão pelo pênalti. A bola bateu no rosto do Fábio Santos. Durante a transmissão, considerava que não tinha batido na mão. Como teve toda a polêmica, a tensão, eu não cravei na transmissão porque a imagem não mostrava a mão. Realmente, tinha batido na cabeça, depois eu passei a comprovar. Pegou no rosto. Se tivesse batido no braço, teria ido em outra direção, em outra angulação.
Grêmio já foi prejudicado/beneficiado ao longo do campeonato?
Está dentro de uma média. Se tu analisares, a reclamação no Felipão no jogo com o Cruzeiro é com o quarto árbitro. Outro dia, ele reclamou de pênalti, que eu não vejo. Se relembrarmos o jogo contra o Figueirense, o Grêmio teve um pênalti marcado que não aconteceu. Um toque que o jogador estava recolhendo o braço. Temos um exemplo que o Grêmio venceu com um lance polêmico. O Grêmio foi prejudicado contra o Palmeiras, Barcos foi expulso injustamente. Mas no primeiro turno, lá no Alfredo Jaconi, empate em 0 a 0, o Palmeiras teve um gol mal anulado. Diogo fez um gol de cabeça, estava em posição legal. Muita gente não leva isso em conta. Não fiz um levantamento específico, teve um prejuízo contra o Vitória, Sandro Meira Ricci foi muito mal. Agora, no contexto geral, é normal em relação ao Grêmio. Beneficiar e prejudicar são palavras muito fortes, é menos arbitragem e mais falta de qualidade para mudar as situações.
Márcio Chagas da Silva, comentarista de arbitragem da RBS TV
Felipão tem razão na reclamação?
Nenhuma. Não aconteceu absolutamente nada. Apesar do assistente ter marcado e se intrometido ao tentar assinalar a penalidade, ela não aconteceu. A imagem ilustra bem que a bola bate na cabeça do Fábio Santos. Não há complô. Há bons, regulares e maus árbitros, infelizmente aconteceu uma intromissão indevida do assistente, mas o árbitro tomou a decisão certa. É mais um grito de torcedor, treinador, funcionário do clube, que quer mostrar algo que ele julgou de maneira errada. Te afirmo que não foi pênalti.
Grêmio já foi prejudicado/beneficiado ao longo do campeonato?
Está sendo na média de todos os clubes. Não tem mais, nem menos. Existem erros, como sempre aconteceram. Em virtude da renovação do quadro de arbitragem, a contestação tem sido maior. Mas os erros sempre aconteceram e acontecem, a favor e contra.
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play